05
Jun/18

Remediation of Groundwater in Uranium Mining Operations

Notícias
| 05 Junho de 2018

A EDM foi convidada para participar na reunião técnica organizada pela Agência Internacional da Energia Atómica (IAEA) sobre o tema “Remediation of Groundwater in Uranium Mining Operations”, que se realizou de 14 a 18 de Maio de 2018 em Praga, na República Checa. O objetivo da reunião consistiu na obtenção de contributos e “lessons learned” de representantes de vários Estados Membros da IAEA, com a sua própria experiência na gestão de águas subterrâneas em operações de exploração de minas de urânio, para a elaboração de um novo relatório da Série da Energia Nuclear da IAEA que aborda, entre outros temas, as estratégias de remediação ambiental que podem ser implementadas.

A reunião incluiu a visita à empresa estatal DIAMO, responsável pela eliminação das consequências das atividades mineiras na República Checa, incluindo o desenvolvimento das intervenções de remediação ambiental. Realizou-se a visita de campo a um dos locais com impactes ambientais mais significativos existente na República Checa, após a exploração de urânio através de lixiviação in situ, na área de Straz pod Ralskem, que proporcionou o conhecimento da estratégia de remediação ambiental em curso.

A EDM apresentou a sua experiência e os casos de estudo na reabilitação das minas abandonadas em Portugal e o trabalho desenvolvido no âmbito do plano de monitorização do meio hídrico e nos sistemas de tratamento de águas de mina do tipo ativo e, mais recentemente, do tipo passivo implementados.

Skip to content