26
Jan/24

Mina da Urgeiriça recebeu visita técnica

Notícias
| 26 Janeiro de 2024

A Mina da Urgeiriça recebeu uma visita técnica no âmbito do “Regional Training Course on prevention and mitigation methods for protection against radon exposure in buildings”, organizado pela Agência Internacional de Energia Atómica.

Este evento, recebido pelo Governo de Portugal e organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra entre 22 e 26 janeiro, foi dedicado exclusivamente a profissionais internacionais relacionados com a monitorização do radão, indústria da construção, autoridades reguladoras e centros de investigação. O curso permitiu aos participantes ganharem competências nas metodologias de prevenção e mitigação do radão, bem como na comunicação de risco.

A exposição à radiação em edificado, pode e deve ser monitorizada e controlada. Desta forma, foram apresentados durante o curso, as normas de segurança da Agência Internacional de Energia Atómica, geralmente usadas para a implementação de medidas preventivas e ações corretivas, contra a exposição ao radão.

Simultaneamente, foi possível aos participantes atualizarem a informação sobre protocolos de segurança e qualidade, materiais radiativos, projetos de prevenção e remediação de radão em edifícios, mas também, adquirirem maiores competências técnicas na comunicação de risco e de envolvimento do público.

No extenso programa de apresentações, a EDM teve a oportunidade de participar com o tema “Urgeiriça Uranium Legacy Site and Buildings and Dwellings Remediation” e, apresentar o progressivo desenvolvimento nesta área, no âmbito da visita técnica à Antiga Área Mineira da Urgeiriça.

Entre 43 participantes, originários de 22 Estados-Membros, houve oportunidade para conhecerem o espaço mineiro, bem como toda a intervenção de recuperação ambiental realizada na região, contribuindo para a proteção do ambiente e da população.

Um bom exemplo nacional e internacional na remediação de antigas áreas mineiras de radioativos e na mitigação do radão em edifícios.

Skip to content