O II Encontro Nacional do Setor da Pedra Natural, foi realizado no passado dia 12 de julho, no Convento de São Francisco em Santarém. Uma iniciativa realizada pela ASSIMAGRA, que contou com diversos players do setor do recurso natural, bem como com a presença do Governo Português.
A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., assistiu à jornada de apresentações técnicas e debates realizados, na figura do seu Vogal de Administração, e Presidente da Mesa de Assembleia dos Órgãos Fiscais da ASSIMAGRA, Jorge Cristino.
Com foco em várias temáticas, a abrir o dia, Pedro Reis, Ministro da Economia, salientou a importância da ética e transparência no momento da tomada de decisões, que se querem bem fundamentadas.
Num momento crucial da política nacional, o impacto do setor, através da exportação, não só denota inovação e impacto de sustentabilidade, ou valor económico. Portugal segue mais longe, através da arquitetura, do valor acrescentado, da divulgação dos recursos minerais, criando-se um impacto estratégico.
Por outro lado, deve-se garantir um apoio na investigação e desenvolvimento dentro das próprias empresas, com incentivos a investigadores provenientes da academia e que queiram trabalhar com a indústria, abrindo portas a novas ideias. Nunca foi tão necessário reter valor e capacidades técnicas e intelectuais.
Já Luís Guerreiro, Presidente do IAPMEI referiu que os principais pilares atuais aos diferentes setores, mas mais ainda ao “cluster” da pedra natural, são a competitividade que juntamente à sustentabilidade e, agora com, a digitalização (IA, sistemas de rede, armazenamento) se tornam essenciais para o seu crescimento.
Acrescentou também que existe uma forte necessidade em criar uma comunicação mais forte entre empresas e, entre a indústria e a sociedade, criando um ciclo de comunicação, criação e distribuição de riqueza.
A temática de proteção ambiental não foi igualmente esquecida. Mencionando-se a necessidade de repensar a forma como se devem transformar resíduos em novos produtos, dando-lhes uma nova roupagem, há que ter em particular atenção que a descarbonização da indústria tem de ser feita, de forma proporcional.
II Encontro Nacional da Pedra Natural apresenta novidades no setor
Célia Marques, Vice-Presidente da ASSIMAGRA, deu a voz aos dois lançamentos feitos durante o evento.
Primeiro, através da apresentação da marca BROOT, que, nas palavras da engenheira do Ambiente, quer explorar a componente emocional associada à presença da pedra natural, dando ênfase à componente cultural e tradicional, ao design e à identidade do país.
Pretendendo ser um laboratório vivo, a BROOT Dialogues, promove o cuidado ambiental, mas também o respeito pelas artes e ofícios, contando histórias, promovendo diálogos, combinando tradição, inovação e futuro.
O segundo, a apresentação do Prémio Mineral Resources – For Better Life, uma iniciativa da Associação Cluster Mineral Portugal Resources.
Este prémio quer premiar as iniciativas empresariais que combinam excelência técnica, inovação, responsabilidade ambiental e social, contribuindo assim para uma indústria cada vez mais sustentável e em sintonia com os desafios europeus.
Fechando a jornada, Maria João Pereira, Secretária de Estado da Energia, afirmou ser extremamente positivo as expetativas estarem muito elevadas num setor com história secular, que gera empregos e riqueza, e que cria coesão territorial e fixação nos polos do interior do país.
Reiterando a necessidade de fóruns para mostrar as melhores práticas, apresentar desafios e respetivas soluções, bem como a dinamização do setor, mencionou também o impacto de uma extração responsável.
Contudo, tal como mencionado por vários dos intervenientes, a principal preocupação da ex-professora do Instituto Superior Técnico, passa pela capacitação técnica e retenção de talento. Ambos fundamentais caso se consiga atrair novos alunos às geociências e engenharias.
Por último, referiu a importância da pedra natural enquanto elemento cultural e do “saber fazer” que se apresenta “lá fora”, através de empresas que são claramente mais competitivas e que apresentam inovação.