A importância da preservação da identidade mineira em Portugal e Espanha, será debatida na 1ª Conferência “Património e Paisagem Cultural da Mineração”, a realizar na Mina de São Domingos, dia 7 de outubro.

 

A APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial, Representante Nacional do TICCIH – O Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial, em coordenação conjunta do seu Presidente José M. Lopes Cordeiro e do Arquiteto Rui Carvalho e em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, a Fundação Serrão Martins e as Juntas de Freguesia de Corte do Pinto e de Santana de Cambas, organizam a I Conferência Internacional “Património e Paisagem Cultural da Mineração”, na Mina de São Domingos a 7 de outubro de 2023.

A conferência, em cuja participação da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA.  estará assegurada pela presença do Eng.º Edgar Carvalho, pretende alavancar a importância da memória histórica das antigas minas da Faixa Piritosa Ibérica.

A partilha de experiências, histórias de vida, bem como a troca de ideias para a valorização e recuperação destes territórios, permite também dar a conhecer o Património Industrial Mineiro, que, além de esquecido por grande parte da população, vê-se degradado e abandonado – pese os vários projetos de recuperação já feitos e que ainda se encontram em fase de desenvolvimento.

A importância do legado mineiro, não é também algo apenas nacional. Além de englobar sítios classificados pela UNESCO, estas regiões, igualmente no âmbito desta primeira conferência, entendem a necessidade de um compromisso transfronteiriço, uma vez que os recursos geológicos são comuns aos dois países.

A valorização, a recuperação e o desenvolvimento das áreas afetadas, torna-se assim um objeto essencial de trabalho, que deve ser caracterizado e melhorado, para memória futuro e coletiva de um povo resiliente.

Mais informações no site oficial: Minescapes – Conferência Internacional Património e Paisagem Cultural da Mineração

Programa oficial AQUI

Já se encontra disponível a edição do guia dos Parceiros do ROTEIRO DAS MINAS E PONTOS DE INTERESSE MINEIRO E GEOLÓGICO DE PORTUGAL 2023-2024.

A presente edição do guia pretende continuar a dar resposta às necessidades das escolas na organização das visitas ao terreno e de outras experiências formativas. O guia apresenta a oferta dos Parceiros do “Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal” de um conjunto de recursos, propondo interessantes atividades pedagógicas – presenciais e não presenciais – a serem desenvolvidas nos diferentes contextos em que hoje se desenvolvem as práticas educativas.

O ROTEIRO integra um vasto leque de entidades com territórios, recursos, abordagens e enquadramento institucional diversificados, o que sem dúvida enriquece a oferta e a torna mais interessante. As atividades agora apresentadas refletem naturalmente essa diversidade, proporcionando experiências sempre diferentes e únicas aos que nelas participam.

A informação é da responsabilidade das entidades participantes pelo que se recomenda a consulta a cada uma a fim de complementar a informação apresentada.

A todos os professores, alunos e outros agentes educativos – votos de um bom ano letivo e enriquecedoras experiências geológicas e mineiras.

Acesso ao guia AQUI.

Verão diferente, dentro do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Geológico, pela cidade de Lisboa, para aqueles que já foram, ou que ainda estão em tempo de férias.

Foram no seu todo 20 fotografias, analógicas, que Isabel Carvalho doou ao Museu da Universidade de Lisboa.
Feitas em 2000, durante a realização de um trabalho fotográfico, nas Minas da Panasqueira, Isabel foi capaz de retratar a vida dos mineiros, num espaço onde as condições de trabalho e de luz, essencial aos cliques, e à própria sobrevivência, são austeras.

A caracterização do grupo de trabalhadores, enquanto fraternidade, e a importância da mina, tanto a nível social, cultural e histórico, na memórias das gentes e dos lugares, é a mais valia desta obra, que assim se pode associar à restante coleção do espaço museológico dedicado a estas tão importantes minas portuguesas.

Um retrato ainda vivo, da escara da terra profunda, 23 anos depois, para ver no Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa

Mais informações:

Minas da Panasqueira, por Isabel Carvalho

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Técnico Guia de Interpretação e Gestão do Património Geológico e Mineiro, a realizar pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) entre 8 de setembro e 2 de dezembro de 2023.

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento.

A EDM atribuirá prémios para os melhores alunos. Inscrevam-se já!

Mais info aqui.

XI Congresso Nacional de Geologia organizado pela Universidade de Coimbra, em 5 dias de partilha de Ciência

De 16 a 20 julho, organizado pelo Departamento de Ciências Terra da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Sociedade Geológica de Portugal, o Congresso Nacional irá juntar mais de 300 especialistas na área das Geociências.

Serão 200 apresentações orais, 20 sessões científicas, 150 pósteres, que irão passar pelo XI Congresso Nacional de Geologia. Uma oportunidade para todos os interessados em Geociências partilharem e aprenderem as melhores práticas e os últimos trabalhos e inovações na área. Numa época de transição energética, também se contam com temas cada vez mais sonantes, englobados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, “geodiversidade e geoconservação”, “segurança e sustentabilidade urbana”, “descarbonização e fontes de energia” serão assuntos certamente abordados e debatidos. Sem contar com a importância fundamental que se apresentam os materiais críticos, que fazem parte dos novos objetivos ambientais da União Europeia.

O evento ideal para combater desinformação e ideias prejudiciais ao desenvolvimento das sociedades, que irá ocorrer em Coimbra.

Mais informações, aqui: XI Congresso Nacional de Geologia

Com o lema para 2023 “Água é vida – não a desperdice” o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, juntamente com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, iniciam uma nova campanha de sensibilização e prevenção.

E a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA., como habitualmente, associa-se a esta comunicação ativa.

Portugal continua a atravessar um largo período de seca agravada, e nem o mau tempo das últimas semanas parece fazer qualquer diferença. Solos ressequidos, explorados ao máximo, não conseguem absorver a precipitação.

Ao mesmo tempo, verificamos que a escassez de água começa a fazer-se sentir, nomeadamente a sul do território nacional. Contudo, independentemente de novas soluções sustentáveis para o equilíbrio, continuamos com o dever de mudar alguns dos nossos pequenos hábitos.

À medida que nos aproximamos do Verão (que se inicia já amanhã, dia 21 junho), torna-se essencial agir de forma a tornar as comunidades mais vulneráveis, resilientes, de forma a saberem, também, melhor utilizarem o precioso recurso natural, cuja utilização e consumo tende a aumentar nesta época do ano.

São vários os pequenos gestos para mudar o paradigma atual e fazer frente aos efeitos das alterações climáticas. Saiba mais sobre o que fazer no Portal da Água

A EDM aceitou um convite para integrar como parte interessada ou stakeholder o Projeto Europeu RadoNormTowards effective radiation protection based on improved scientific evidence and social considerations – focus on Radon and NORM”. O projeto, financiado pela União Europeia no âmbito do programa EURATOM Horizon 2020, pretende apoiar, em termos legais, executivos e operacionais os Estados-Membros e os países associados, na implementação da Diretiva do Conselho 2013/59/EURATOM relativa à proteção contra os perigos resultantes da exposição a radiações ionizantes com origem no gás Radão e NORM. Integram o projeto uma vasta equipa com 57 participantes e organizações provenientes de 22 países, encontrando-se a participação portuguesa representada pela Universidade do Porto, Universidade de Aveiro e pelo Instituto Superior Técnico.

A participação da EDM centra-se na colaboração no âmbito das tarefas previstas no WP2 que visa a obtenção de conhecimento, metodologias e procedimentos para melhorar a caracterização da exposição de membros do público e trabalhadores e dos seres vivos ao gás radão e NORM. Para o efeito, disponibilizará o acesso a antigas áreas mineiras de urânio para a recolha de amostras ambientais, assim como informação e dados sobre estas áreas. Encontram-se em fase de elaboração acordos bilateriais de colaboração entre a EDM e os parceiros envolvidos.

This project has received funding from the Euratom research and training programme 2019-2020 under grant agreement No. 900009.

A EDM participou, através da presença de Zélia Estevão e Edgar Carvalho, numa Missão de Cooperação Institucional a Moçambique, ocorrida entre 13 a 18 de abril no domínio dos Recursos Minerais.

A missão decorreu ao abrigo do Protocolo de Cooperação no domínio dos Recursos Minerais, celebrado entre a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e o INAMI – Instituto Nacional de Minas de Moçambique, e foi liderada por João Bernardo, Diretor-Geral da DGEG, estando igualmente presentes dirigentes da Direção de Serviços de Estratégia e Fomento dos Recursos Geológicos (DSEFRG), Direção de Serviços de Minas e Pedreiras (DSMP) e Direção de Serviços de Relações Institucionais e de Mercado (DSRIM). Esta visita teve como principal objetivo potenciar a cooperação estratégica na área dos recursos geológicos entre Portugal e Moçambique, através da partilha de experiências, de conhecimento e informação durante as reuniões realizadas com o Instituto Nacional de Minas, com administradores com e delegados distritais das províncias de Gaza e Maputo.

A missão permitiu ainda a obtenção de uma melhor compreensão sobre a realidade de Moçambique, através da realização de visitas técnicas a diferentes explorações de recursos geológicos, designadamente a mina de Areias Pesadas de Chibuto, das áreas de extração de Riolitos e de Bentonite de Namaacha, e também das áreas de extração de areias de Boane.

No programa da visita, houve ainda o encontro com elementos da Embaixada de Portugal e também com a Diretora da delegação da AICEP em Maputo.

O “Global Stone Congress 2023 – GSC2023”, principal evento dedicado em Portugal ao setor da Pedra Ornamental, será realizado este ano na Batalha.

Entre os dias 18 e 23 de junho, o GSC2023, organizado pela ASSIMAGRA, Universidade de Évora e pela Associação “Cluster Portugal Mineral Resources” (ACPMR), contará com um painel de ilustres convidados, num programa cheio e relevante.

Enquanto membro do Comité de Honra, a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., far-se-á representar neste evento, no qual passarão temas como Exploração de Pedreiras, Processamento e Transformação de Pedras e Produtos, Recuperação Ambiental e Gestão do Território – assunto afeto à missão da EDM-, Impacto das mudanças climáticas nos geomateriais, Geopatrimónio e Geoconservação, entre outros.

Além das palestras, serão realizadas sessões para apresentação de trabalhos e posters, mesas redondas para troca de ideias e inovação sobre a indústria ornamental, seminários e workshops nas áreas de Arquitetura, Inovação e Sustentabilidade.

Uma possibilidade única de estabelecer contatos, realizar brainstorming e fazer networking numa das mais históricas regiões do país, num evento que conta com mais de 70 especialistas da área no seu comité científico.

Para mais informação sobre o Programa e para fazer o seu Registo, clique no site oficial  GLOBAL STONE CONGRESS.

 

O evento recebeu a visita da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. (EDM), juntamente com a Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG) marcaram presença no Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) 2023, considerada a maior exibição mundial no setor dos Recursos Geológicos.

Realizada em Toronto, entre 5 e 8 de março, a convenção PDAC 2023 é um evento único que possibilita a junção de governos, autoridades mineiras, empresas, prestadores de serviços e organizações ligadas a este setor de atividade, a nível mundial.

A participação portuguesa permitiu desta forma uma exposição aos trabalhos desenvolvidos em território nacional, alavancando e potenciando parcerias e investimentos, tanto nas áreas de intervenção e remediação ambiental, prospeção mineral, bem como ao nível de identificação e valorização do conhecimento dos recursos geológicos. Simultaneamente, também se apresentaram as atuais concessões mineiras e as potenciais áreas a incluir no próximo concurso público para a pesquisa de lítio.

Portugal fez-se também representar pela senhora Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, que participou na Cimeira Internacional de Ministros do Setor Mineiro, integrada no PDAC 2023. Ana Fontoura, acompanhada pela Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Sofia Batalha, teve ainda a oportunidade de visitar a exposição e o stand da EDM, onde se reuniu com representantes de empresas e organizações portuguesas e internacionais com atividade no sector mineiro em Portugal.

Num contínuo sucesso, aliado à importância inerente, a edição do PDAC 2023 contou nesta edição com 23.819 participantes e 1100 expositores, de mais de 130 países, entre investidores, executivos, geólogos, oficiais de governos e estudantes de todo o mundo.

Em resultado, a participação nacional comprovou-se uma vez mais, numa excelente oportunidade para promover as atividades das instituições portuguesas e todo o potencial do sector mineiro em Portugal.

Encontram-se abertas as inscrições para o Curso de Técnico Guia de Interpretação e Gestão do Património Geológico e Mineiro, a realizar pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) entre 1 de abril e 30 de junho de 2023.

As inscrições são formalizadas através do preenchimento On-line do formulário de inscrição e envio da digitalização do seu comprovativo de pagamento.

A EDM atribuirá prémios para os melhores alunos. Inscrevam-se já!

Esta iniciativa integra-se na Semana dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Geológico e Mineiro 2023.

Mais info aqui.

Entre 27 de março e 2 de abril de 2023, decorre mais uma SEMANA DOS PARCEIROS, onde as diversas atividades programadas pelos Parceiros ao longo de todo o território do continente, irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados, tais como:

Regista-se a inclusão no programa de 2023 de uma atividade da responsabilidade da EDM a realizar no dia 1 de abril na Mina da Urgeiriça (págs. 84 e 85 do Programa que está disponível aqui).

Skip to content