A empreitada de remediação ambiental da Carrasca, incluída na da Bica, Pedreiros, Coitos e Vale d’Arca, consistiu nas seguintes atividades principais:
- Na zona Sul, a limpeza de materiais remanescentes, de radiometria ainda elevada, modelação e regularização da encosta e a sua integração paisagística;
- Na zona Norte, a remoção dos materiais com maior radiometria e o tratamento in situ da escombreira remanescente;
- Remoção parcial da escombreira A, acompanhada de uma suavização do talude;
- Saneamento manual de terrenos agrícolas, situados a oeste da escombreira A e posterior recobrimento com terra arável;
- Limpeza das entradas e selagem das galerias existentes na zona Norte, efetuada através de um gradeamento metálico capaz de permitir a entrada de eventuais morcegos e impedir a entrada de pessoas para o seu interior;
- Beneficiação da zona da exsurgência de modo a facilitar a oxigenação da água e assim promover a precipitação do ferro, assegurando o seu uso para efeitos de rega.
Esta empreitada foi adjudicada ao consórcio Socopul – Sociedade de Construções e Obras S.A. / MT3 – Engenharia e Obras, Lda. por 2.194.775,53 € e teve a duração de 540 dias.
O investimento realizado foi co-financiado pelo Fundo de Coesão e permitiu eliminar as fontes contaminantes do solo, através da remoção dos resíduos contaminados e da selagem das estruturas mineiras, melhorando significativamente a componente paisagística do vale, com consequente acréscimo na qualidade de vida das populações adjacentes.