23
Jan/24

Urgeiriça recebe visitas estimulando o conhecimento

Notícias
| 23 Janeiro de 2024

Foi no passado domingo que ocorreu a visita à mina da Urgeiriça, a pedido do Clube 2CV de Mangualde.

Com orientação de Carlos Martins e apoio de António Tuna, colaboradores da EDM, e inserido num dia de convívio organizado pelo próprio grupo, a Urgeiriça recebe visitas estimulando o conhecimento do território.

Entre jovens e mais experientes, foi com algum espanto e muita curiosidade que a maioria dos participantes conheceu o antigo local mineiro. Para os orientadores, esta visita é a prova em como grande parte da população, muitas vezes inserida nas regiões com tradição mineira, não conhece o património que tem “à porta de casa”.

Num claro empenho, verifica-se a necessidade de se criar também uma maior riqueza de conhecimento no que toca ao turismo industrial. Mais ainda, se falarmos num setor tão identitário para Portugal, como é a indústria mineira, o qual faz parte intrínseca do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico.

Nesta visita, a par do reconhecimento de um território que é de todos, foi igualmente visível o interesse dos visitantes sobre a recuperação ambiental desenvolvida. Mais uma vez, observa-se que a educação ambiental é um tema importante para os cidadãos, podendo, contudo, acompanhar o desenvolvimento de alguns projetos, desde que haja uma comunicação franca entre todos os intervenientes.

Skip to content