15
Abr/19

UNEXMIN – UX-1 testado na Mina da Urgeiriça

Notícias
| 15 Abril de 2019

A EDM disponibilizou e garantiu todas as condições de acesso ao poço de Santa Bárbara da Mina da Urgeiriça como local de testes para a plataforma robótica desenvolvida no âmbito do projeto UNEXMIN, financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, que reúne 12 instituições de 7 países, entre os quais Portugal.

O UNEXMIN inclui o desenvolvimento de três robôs para fazer mapeamentos 3D e, assim, obter dados geológicos que não podem ser obtidos de outra forma sem custos elevados ou com outros riscos associados (como utilizar mergulhadores para a investigação). Em Portugal, são parceiros deste projeto o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

O primeiro protótipo e a tecnologia em si já foram testados na mina de Kaatiala (Finlândia) em junho de 2018, na mina de Idrija (Eslovénia) em setembro do mesmo ano, e na Mina da Urgeiriça (Portugal) em março e abril de 2019, com resultados positivos: robô operacional e áreas inundadas mapeadas.

O desenvolvimento da plataforma UNEXMIN permitirá abrir novos cenários para a prospeção de minerais essenciais para o desenvolvimento da indústria. A plataforma UNEXMIN contribuirá para decisões sobre a reabertura de minas outrora encerradas devido ao custo de exploração da altura face à quantidade de minério existente. A tecnologia disponível nos dias de hoje poderá permitir a baixo custo a reabertura de algumas destas minas. Com UNEXMIN, cria-se a oportunidade estratégica de reabertura de minas inundadas na Europa, muitas das quais ainda com teor de matérias-primas minerais críticas significativo, que podem ser exploradas beneficiando a economia portuguesa e Europeia.

Skip to content