18
Mar/18

Portugal é um «muito bom exemplo» na requalificação ambiental de antigas minas de urânio

Notícias
| 18 Março de 2018

O Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, afirmou que Portugal é «apontado sempre como um muito bom exemplo» na requalificação ambiental de antigas minas de urânio, num trabalho que é desempenhado pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).

Em Fornos de Algodres, Guarda, durante a cerimónia que assinalou a conclusão das obras de remediação ambiental das Áreas Mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videira, Vales e Póvoa de Cervães, o Secretário de Estado referiu que «este trabalho está a correr muito bem».

As obras de requalificação representaram um investimento de 3,7 milhões de euros e Jorge Seguro Sanches disse que Portugal vai «continuar a trabalhar neste âmbito». «Gostávamos que fosse mais rápido, mas temos de olhar para os meios que temos, para as limitações que temos. O objetivo é sermos o mais rápido possível assim haja meios [financeiros da União Europeia] destinados precisamente a este objetivo», acrescentou. A intervenção foi financiada por fundos comunitários enquadrada no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), do Portugal 2020.

O Secretário de Estado reiterou que o exemplo português é elogiado a nível internacional e afirmou que a Empresa de Desenvolvimento Mineiro tem sido procurada por outros países «para saber o que é que se pode saber e o que se pode melhorar».

As obras de remediação ambiental das áreas mineiras de Castelejo, Formiga, Vale de Videiras, Vales e Póvoa de Cervães, nos distritos de Guarda e Viseu, incluíram trabalhos de descontaminação e saneamento de solos e escombreiras e recuperação paisagística, entre outros.

Portugal tem identificadas 199 antigas áreas mineiras e já foram feitas recuperações em 105, num investimento total de 80 milhões de euros desde 2001. As intervenções nas áreas restantes contemplam um investimento de 60 milhões de euros, referiu Rui Rodrigues, presidente da Empresa de Desenvolvimento Mineiro.

Fonte: Portal do Governo

Skip to content