18
Set/23

Conferência “Património e Paisagem Cultural da Mineração”

Eventos
| 18 Setembro de 2023

A importância da preservação da identidade mineira em Portugal e Espanha, será debatida na 1ª Conferência “Património e Paisagem Cultural da Mineração”, a realizar na Mina de São Domingos, dia 7 de outubro.

 

A APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial, Representante Nacional do TICCIH – O Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial, em coordenação conjunta do seu Presidente José M. Lopes Cordeiro e do Arquiteto Rui Carvalho e em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, a Fundação Serrão Martins e as Juntas de Freguesia de Corte do Pinto e de Santana de Cambas, organizam a I Conferência Internacional “Património e Paisagem Cultural da Mineração”, na Mina de São Domingos a 7 de outubro de 2023.

A conferência, em cuja participação da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA.  estará assegurada pela presença do Eng.º Edgar Carvalho, pretende alavancar a importância da memória histórica das antigas minas da Faixa Piritosa Ibérica.

A partilha de experiências, histórias de vida, bem como a troca de ideias para a valorização e recuperação destes territórios, permite também dar a conhecer o Património Industrial Mineiro, que, além de esquecido por grande parte da população, vê-se degradado e abandonado – pese os vários projetos de recuperação já feitos e que ainda se encontram em fase de desenvolvimento.

A importância do legado mineiro, não é também algo apenas nacional. Além de englobar sítios classificados pela UNESCO, estas regiões, igualmente no âmbito desta primeira conferência, entendem a necessidade de um compromisso transfronteiriço, uma vez que os recursos geológicos são comuns aos dois países.

A valorização, a recuperação e o desenvolvimento das áreas afetadas, torna-se assim um objeto essencial de trabalho, que deve ser caracterizado e melhorado, para memória futuro e coletiva de um povo resiliente.

Mais informações no site oficial: Minescapes – Conferência Internacional Património e Paisagem Cultural da Mineração

Programa oficial AQUI

Skip to content