18
Out/23

14º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

Eventos
| 18 Outubro de 2023

O 14º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, ocorreu em Manteigas, nos dias 12 e 13 de outubro de 2023 

O evento teve como tema central “O Património Geológico e a Agenda 2030”

A presença da EDM, enquanto entidade fundadora do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal foi marcada pela presença do seu Presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Rocha, que enalteceu o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos. Saudou os representantes dos 44 parceiros presentes, tendo reforçado a importância do incremento da literacia científica no aproveitamento dos recursos, utilizando as melhores tecnologias e boas práticas para o trabalho em rede no território.

As apresentações e debate entre parceiros foram essencialmente dedicados ao tema Património Geológico e à Agenda 2030, que possibilitaram o reconhecimento do trabalho feito em prol da dinamização nos diferentes territórios dos parceiros do Roteiro. Estes locais de interesse geológico ou mineiro evidenciam o potencial dos recursos geoturísticos, mas também a urgência de criar uma maior resposta aos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU).

A convite do parceiro organizador, Estrela Geopark Mundial da UNESCO, realizaram-se igualmente visitas à fábrica de burel, Ecolã, e aos Passadiços do Mondego no município da Guarda.

Entre a caminhada pela Natureza e observação da Geologia da região, patente nos imponentes granitos, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, aspira a que um maior reconhecimento seja feito ao património geológico nacional, à sua conservação, mas também à forma de garantir que este recurso venha a ser uma maior valia para as comunidades locais.

Mais informações:

  • Página web do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal AQUI
  • Guia de Serviços Educativos 2023-2024 dos Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal  AQUI

 

Skip to content