EDM participa na Missão de Verificação da Comissão Europeia decorre em Portugal.

Decorre até dia 15 de maio, uma missão da Comissão Europeia em Portugal, no âmbito dos artigos 35.º e 36.º do Tratado EURATOM, com foco na monitorização da radioatividade no ambiente.

Esta missão tem como principais objetivos, verificar o funcionamento do sistema nacional de vigilância radiológica, avaliar a capacidade técnica instalada para a monitorização da radioatividade ambiental e confirmar a conformidade com os requisitos europeus de proteção radiológica do ambiente.

Visita de grupo técnico à Urgeiriça, onde a EDM participa em missão EURATOM

EDM recebe missão EURATOM na Urgeiriça - na imagem, junto ao painel informativo junto à barragem

EDM recebe missão EURATOM nas suas instalações da Urgeiriça

A missão é coordenada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, com participação de entidades nacionais especializadas, como a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., a Direção-Geral dos Assuntos Europeus do MNE, ERS, DRAAC, DRAM, ERSAR, ERSARA, ANEPC, IGAMAOT, IRA, IST, LNR-UC, e IP de Leiria.

Um compromisso contínuo de Portugal com a segurança, transparência e cooperação europeia no domínio das radiações.

Ao longo da semana, a missão envolverá reuniões de trabalho, visitas técnicas e a avaliação dos sistemas de reporte de dados à Comissão Europeia, com a intenção de reforçar a confiança nos sistemas nacionais, garantir transparência e demonstrar o compromisso de Portugal com os elevados padrões europeus de segurança radiológica e cooperação internacional.

Corpo Nacional de Escutas, da Junta Regional de Viseu, passa pela Urgeiriça

No passado fim de semana, a 5 e 6 de abril, os Exploradores da Junta Regional de Viseu participaram na atividade Kimeras. Um evento que teve por tema “Como treinares o teu dragão”, em Canas de Senhorim.

A Mina da Urigeiriça não poderia ficar atrás e, não apenas serviu de palco para a realização das tarefas, bem como foi o local escolhido para acampamento.

No total foram perto de 700 crianças e adultos que pernoitaram na área de Santa Bárbara!

Clique aqui e veja o vídeo do encontro Kimera 25

A iniciativa organizada pela ASSIMAGRA, marcou o debate sobre estratégias de descarbonização e ainda pautou pela entrega de prémios.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., esteve presente no evento “Horizonte Verde: Sustentabilidade no Setor dos Recursos Minerais”. A iniciativa criada pela ASSIMAGRA, com o apoio do Cluster dos Recursos Minerais (ACMPR), e do jornal Observador, teve lugar na Exponor, em Matosinhos, no âmbito da STONE IBÉRICA | VIDROTEC.

EDM presente no Horizonte Verde, iniciativa organizada pela ASSIMAGRA, debatendo a descarbonização do setor da pedra natural.

Aproveitando o momento e a presença de várias empresas, o evento “Horizonte Verde” permitiu a apresentação dos principais objetivos relacionados com a descarbonização do setor extrativo e neutralidade carbónica associada. Estes englobam-se no projeto Road to 2050 – Roteiro para a Descarbonização do Setor da Pedra Natural(*). Para tal foi organizada uma mesa redonda, com a participação da empresa Frazivel, STET, SToneCTI e Instituto Superior Técnico. Neste minidebate levou-se à discussão diferentes temas, como novas tecnologias, desafios e oportunidades e, impacto da transição energética.

A entrega dos prémios “Mineral Resources – For Better Life” esteve a cargo do Cluster dos Recursos Minerais. Esta ação, por sua vez, premiou as empresas que apostam nas melhores práticas sustentáveis, dentro dos pilares ambiental, social e económico.

Estes prémios tiverem o patrocínio da Frazivel, bem como da EDM.

(*) – O projeto Road to 2050 – Roteiro para a Descarbonização do Setor da Pedra Natural é promovido pela ASSIMAGRA e financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Géolodo da EDM participa em formação na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), a convite do SIT Portugal – School for International Training (SIT), World Learning, United States.

No passado dia 17 de março, a convite do SIT Portugal, o geólogo da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., Frederico Martins lecionou uma aula sobre a indústria mineira em Portugal e a importância da prospeção mineral na identificação de novos depósitos minerais.

A sessão realizada na Universidade Autónoma de Lisboa, contou com a participação de 29 estudantes norte-americanos do programa de Sustentabilidade e Justiça Ambiental, que abrange temáticas sociais, de governança e ambientais (ESG).

No âmbito deste programa, os alunos visitaram Cáceres, em Espanha, onde está previsto o desenvolvimento de um projeto mineiro para a extração de lítio. Durante a aula, foram discutidos temas relacionados com o lítio e outras matérias-primas críticas, essenciais para a transição energética e digital, como o cobre e o tungsténio, atualmente extraídos em Portugal.

De 7 a 13 de abril, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal realizam mais uma edição A Semana dos Parceiros.

Geodiversidade, Geopatrimónio, Geologia de Minas, Geoturismo e Turismo Industrial, são apenas alguns dos temas abordados durante esta semana, onde será possível participar em diferentes atividades concebidas pelos mais de 40 parceiros do Roteiro.

Desde visitas noturnas, descidas a grutas, atividades laboratoriais, exposições, tertúlias, conferências, workshops, a dificuldade estará na escolha. E tudo é feito com o objetivo exclusivo de mostrar e divulgar os territórios nacionais onde a indústria extrativa se fez e faz sentir ainda, sendo tão importante para a economia nacional.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal resulta de uma iniciativa da DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia, EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. e de mais 40 parceiros espalhados pelo território nacional, e Região Autónoma dos Açores.

Todas as informações no documento partilhado!
Semana Parceiros 2025

Visite a página oficial: Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

EDM participa no XX Encontro do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, realizado entre 24 e 26 de janeiro, em Viseu.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, participa no XX Encontro do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

O evento, realizado no hotel Montebelo Viseu, esgotou rapidamente, e contou com a participação, além dos oradores principais, de cerca 90 engenheiros e alunos de engenharia. O tema principal do encontro versou “A Comunicação dos Recursos Geológicos”.

Neste XX Encontro Nacional foi convidada a Sra. Secretária de Estado da Energia, Dra. Maria João Pereira, Engenheira de Minas, que, no seu discurso, mencionou a importância do setor num “momento geopolítico único”, do legado histórico associado à indústria, e que a comunicação merece exigência e seriedade, na perspetiva de minimização de conflitos, pela responsabilidade e pela aceitação social. Acrescentou também que em comunicação, o “diálogo exige ouvir o outro”.

A plataforma MINERAL, da qual a EDM faz parte, foi apresentada, pouco depois da abertura do evento por Luís Martins, da Associação Cluster Mineral Portugal Resources. Na sua abordagem, o gestor e geólogo, mencionou a necessidade, crítica, pela construção de pontes que possam fazer o equilíbrio entre a indústria e as comunidades, tendo sido a MINERAL gerada para esse objetivo. A produção de artigos científicos com uma linguagem clara, embora didática, a criação de conteúdos e partilha de notícias e multimédia, em prol da imagem positiva do setor, são objetivos que também se enquadram na visão do grupo criado.

Num evento cujas palestras visaram também o futuro da indústria, com novas tecnologias e inovação, foi amplamente mencionado que o setor precisa de comunicar mais e melhor, largando (sem, contudo, esquecer), o peso de um passado que não foi brilhante.

Este novo futuro será feito de uma inovação igualmente digital, pautando por machine-learning ou redes internas de comunicação por onde passem cabos de telecomunicações, com resultado final à otimização dos processos de produção. Contudo, também será uma época onde a interpretação terá de ultrapassar a perceção pública e social sobre uma indústria mineira que também já mudou.

É um desafio, não apenas ao setor, empresas, mas principalmente aos agentes ativos da comunicação, desconstruir uma ideia criada em preconceito, mais ainda quando “a sociedade de consumo atual, não vê, ou finge não ver, a sua real necessidade por recursos energéticos”. A evolução, a transição energética e “verde”, não poderá ocorrer sem elementos básicos e naturais.

O saber explicar às pessoas esta necessidade constante, compreendendo que os padrões de consumo energético são cada vez mais desafiantes, é o verdadeiro trabalho a ser realizado.

EDM participa no XX Encontro fazendo jus ao seu trabalho de recuperação ambiental

A EDM, em colaboração com o Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, foi igualmente anfitriã nas visitas técnicas.

Após um “salto” ao Museu do Quartzo, na sexta-feira ao final do dia, os participantes puderam, sábado, dia 25, revisitar a antiga área mineira da Urgeiriça, vendo ou revendo o trabalho de reabilitação ambiental e patrimonial realizado na zona.

Numa tarde que se previa chuvosa, a visita, que começou com um almoço de confraternização, e teve uma duração de aproximadamente 3 horas, foi bastante participativa, contando ainda com o contributo do Dr. António Guimas, um dos últimos geólogos a trabalhar na mina.

A projeção do espaço atual, para futuro aproveitamento cultural, social e didático, foi um dos comentários colocados, bem como o impacto positivo ao trabalho que é esperado fazer-se além do fecho de mina.

O XX Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas pautou igualmente pelo convívio e boa disposição entre os presentes, mas com a noção plena que muito há ainda por fazer no que concerne à comunicação de ciência.

 

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA, recebe Colégio da Ordem dos Engenheiros, na Urgeiriça.

No âmbito e, incluindo no programa oficial do XX Encontro Nacional do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas, a EDM proporcionou na tarde de sábado, 25 de janeiro, um almoço de confraternização, seguido de visita guiada, à antiga área mineira da Urgeiriça, atualmente recuperada.

Os presentes, num grupo de quase 40 pessoas, tiveram a oportunidade de ver ou rever, as instalações da antiga área mineira, numa viagem ao passado histórico, e ao património industrial. Na visita, houve oportunidade para visitar, entre outros, a Oficina de Tratamento Químico, observar de perto o cavalete do Poço de Sta. Bárbara, imponente e bem preservado, que marca a paisagem envolvente, elogiado pelo grupo, entre os restantes espaços reservados à visitação.

Apesar das previsões de mau tempo, o sol acompanhou a tarde e final de dia, mantendo todos os participantes bem ativos com algumas questões mais curiosas. Ávidos e atentos, os engenheiros presentes, acompanharam a descrição do meticuloso processo de remediação ambiental levado a cabo pela EDM, reconhecem o valor e importância da manutenção dos espaços históricos, mas sem deixar de olhar para o futuro da mineração, reconhecendo e identificando-se, as regiões nacionais com o potencial de pesquisa e prospeção.

A EDM esteve representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Rocha, estando a visita ao cargo de Carlos Martins e António Tuna, com a preciosa colaboração do Dr. António Guimas (um dos últimos geólogos da Mina), agradecendo igualmente a participação de todos os quantos quiseram regressar à Urgeiriça, ou conhecer pela primeira vez, através da organização feita pelo Colégio de Engenharia Geológica e de Minas.

Ocorreu a 6 de janeiro de 2025 a visita da Senhora Secretária de Estado da Energia, Doutora Maria João Pereira, à Antiga Área Mineira de Aljustrel. Durante a sua presença, foi dado a conhecer o Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel, bem como a antiga galeria mineira do Piso 30, recuperada pela EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A..

No final da manhã, e junto ao miradouro, realizou-se a apresentação da fase complementar da intervenção de recuperação ambiental, que se prevê desenvolver na antiga área mineira da Algares. Esta área integra o complexo mineiro de Aljustrel, estando o projeto de execução integrado numa candidatura a ser submetida no quadro comunitário do PT 2030 – Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (ALENTEJO 2030).

Presentes na visita estiveram também Gonçalo Rocha, Presidente da EDM, Zélia Estêvão, vogal do Conselho de Administração da EDM, Carlos Teles, Presidente do Município de Aljustrel e Marcos Aguiar, responsável pelo Parque Mineiro de Aljustrel, assim como outros elementos técnicos das entidades intervenientes que participaram e auxiliaram a visita guiada.

Jurista (F/M)

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A. pretende adquirir serviços de um Jurista, na modalidade de tarefa ou de avença, que assegurem o acompanhamento das intervenções a realizar no âmbito do Plano de Intervenção nas Pedreiras em Situação Crítica de classes 1 e 2, conforme previsto na Resolução do Conselho de Ministros n.º 50/2019, de 5 de março, na redação que lhe foi conferida pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 138/2023, de 3 de novembro.

Principais atividades a desenvolver nesta função:

 

Requisitos para a função:

 

Os candidatos que preencham os requisitos da função devem remeter a sua candidatura para edm.mineira@edm.pt

Nos passados dias 10 e 11 de outubro decorreu na Mina do Lousal (Grândola) o 15º Encontro Anual de Parceiros do “Roteiro das minas e pontos de interesse mineiro e geológico de Portugal”, numa organização conjunta com o Centro Ciência Viva do Lousal e o Município de Grândola. O Encontro deste ano juntou cerca de 100 participantes.

Presente no Encontro, a Secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, enalteceu o Roteiro, a as iniciativas associadas, mostrando uma vontade de abrir “uma porta ao futuro, e uma janela ao passado, com a recuperação das cicatrizes” que fizeram parte da História Mineira.

Já Gonçalo Rocha, presidente do Conselho de Administração da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, acrescentou que o Roteiro, além de ser um projeto de valor acrescentado, é uma iniciativa que promove e valoriza a memória e património, realçando a importância dos parceiros para a dinâmica na partilha de conhecimento.

A par das sessões de trabalho da rede à volta do tema “Uma visão para o sector: Promoção, Acessibilidade e património geológico e mineiro”, um dos pontos altos do Encontro foi a inauguração da exposição “Vivemos a mina”, no edifício da trituração da mina, com uma significativa presença da população local, ainda com uma forte memória da mina hoje encerrada.

O ROTEIRO integra 46 Parceiros dos mais diversos enquadramentos institucionais, dispersos por todo o país, com 50 Locais passíveis de visitação interpretada. Visa a promoção do património geológico e mineiro, nas suas mais diversas vertentes, contribuindo para a promoção da literacia científica nestas áreas de conhecimento e o desenvolvimento dos diferentes territórios, nomeadamente onde se desenvolveu a atividade mineira.

Mais informações sobre o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal em

https://roteirodasminas.dgeg.gov.pt/

A EDM participa na 5ª edição do Mining and Minerals Hall (MMH) 2024, no Palácio de Exposições e Congressos (Fibes) em Sevilha.

Entre os dias 15 a 17 de outubro de 2024, o Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha recebeu a 5ª edição do Mining and Minerals Hall.

Um evento que contou com a participação de inúmeras empresas ibéricas e internacionais do setor da indústria extrativa, prestadores de serviços, produtores e fornecedores de equipamentos, laboratórios e institutos científicos, que operam na Faixa Piritosa Ibérica (FPI), a maior província mundial de depósitos de sulfuretos maciços polimetálicos, a qual se estende entre Portugal e Espanha.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., esteve presente no evento, com o objetivo de estabelecer contactos com empresas do setor extrativo, focando-se na procura de parcerias em projetos de prospeção e pesquisa mineral e reaproveitamento metalífero de resíduos mineiros enquanto recurso secundário.

Paralelamente decorreram inúmeras palestras ondem foram abordados temas como o Ato das Matérias Primas Críticas, documento essencial para a tomada de posição e objetivos da maioria dos presentes, descarbonização da indústria, inovação e digitalização, para uma transição energética, climática e digital e ainda licenças sociais e gestão de negócios.

Simultaneamente houve oportunidade de conhecer e identificar as melhores práticas que têm estado a ser realizadas no âmbito da comunicação do setor, nomeadamente focando as comunidades locais, enfatizando o papel fundamental que as próprias companhias têm em todo o processo da indústria extrativa. Informação cuidada, transparente e clara, focando não apenas nos benefícios, mas em todas as sinergias que se averiguam ao longo do processo extrativo.

Um encontro bastante enriquecedor, que mostra bem o que de melhor se desenvolve no contexto de Península Ibérica.

LNEG recebe EDM e INAMI para partilha de conhecimento e experiência

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) recebeu a EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A.) e o Instituto Nacional de Minas (INAMI) da República de Moçambique, em visita ao Campus de Aljustrel.

A instituição, representada por João Matos e Sara Santos, acompanhou Frederico Martins e Pedro Santos (EDM), bem como Azarias Macuaca e Hélder Machaieie (INAMI), na apresentação do trabalho que tem sido feito na zona sul portuguesa, nomeadamente na Faixa Piritosa Ibérica e Zona de Ossa-Morena.

A visita teve por principal objetivo, dar a conhecer aos visitantes do INAMI as práticas e metodologias usadas em Portugal, no âmbito da prospeção de metais e matérias identificadas críticas e estratégicas.

Simultaneamente o LNEG deu a conhecer a forma de gestão e caracterização do espólio geológico e científico, através do material existente na Litoteca de Aljustrel, tanto em sondagens como em mapas de cartografia regional.

A experiência final resultou ser muito positiva para o INAMI, que adquiriram maior conhecimento sobre os procedimentos técnicos e científicos, podendo ser aplicados em Moçambique.

EDM acompanhou colegas do INAMI em visita à Galeria Mineira

Por sua vez, a EDM foi o guia para a equipa do INAMI, na visita ao Centro de Recepção e Interpretação em Aljustrel. Nesta visita, além do conhecido “Chapéu de Ferro”, inserido no complexo do Parque Mineiro de Aljustrel, foi possível visitar a galeria mineira do Piso 30.

A descida à mina, entretanto recuperada para visitação de todos, foi um dos momentos altos, com a explicação detalhada de um técnico da Câmara Municipal de Aljustrel, guia essencial para a interpretação do espaço mineiro.

Skip to content