Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal
Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal,
Uma viagem à história de milhões de anos de Portugal
O nosso planeta, e, no caso especial, o nosso território nacional, continental e ilhas regionais autónomas, contam uma história de milhões de anos.
É essa memória, a geológica, que o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, pretende divulgar. Uma viagem desde os continentes mais antigos, às zonas que outrora formaram fundos oceânicos. Uma viagem entre o que estava escondido e que hoje se revela para que todos o vejam. Do alto das montanhas, ao fundo da nossas minas, explicando com simplicidade, mas rigor científico, a importância de conservar o nosso geopatrimónio, a nossa geodiversidade.
E é esse também o objetivo da criação deste espaço, online, através da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA. Uma forma de partilha e destaque da temática. Mas também, uma forma de divulgar algumas das atividades que vão sendo realizadas pelos vários parceiros do Roteiro.
Desta forma, citando a descrição da página oficial, a “divulgação científica associada à geologia e minas, e o aproveitamento do potencial de desenvolvimento, nomeadamente turístico, que constituem os territórios associados às atividades extrativas são os principais objetivos deste projeto que vem sendo promovido desde 2009 pela Direção Geral de Energia e Geologia-DGEG, pela EDM e por mais de 40 Parceiros que se associaram para o efeito.
O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal pretende desta forma, dar visibilidade e destacar todo um conjunto de iniciativas, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a geologia e minas.
Estas ações, cuja responsabilidade compete exclusivamente às entidades participantes apresentam então um carácter lúdico, cultural, pedagógico e científico, podendo também ser desenvolvidas em minas abandonadas ou em exploração, museus, paisagens naturais relevantes, centros I&D, entre outros.”
Já o Guia de Serviços Educativos, organizado entre “recursos presenciais ” e “recursos não presenciais”, resulta na compilação das atividades propostas pelos diferentes parceiros, e visa dar contínua resposta às necessidades das escolas, para a organização de visitas ao território, bem como para organização de experiências formativas.
Da nossa parte, equipa que colabora para que o Roteiro tenha continuidade, promovendo o território nacional e todas as ações que são mais valias às comunidades locais e regionais, dando-lhes voz, apenas agradecemos o vosso apoio e interesse.
Bem-vindos, uma vez mais, à nossa vasta história com milhões de anos.