07
Ago/24

Regresso ao Lousal no Roteiro das Minas

Notícias
| 07 Agosto de 2024

Neste regresso ao Lousal no Roteiro das Minas,  visitamos o Centro de Ciência Viva instalado na antiga Mina do Lousal.

A Mina do Lousal integra-se na Faixa Piritosa Ibérica, uma região metalogénica com uma das maiores concentrações de depósitos de sulfuretos maciços do mundo resultantes de uma atividade vulcânica e hidrotermal com 350 milhões de anos. Esta região, com cerca de 250 km de comprimento e 30-50 km de largura, estende-se desde o Vale do Sado (Portugal) até à Província de Sevilha (Espanha). Esta mina, localizada no município de Grândola, explorou pirite entre 1900 e 1988.

Após um processo de reabilitação social, económica, ambiental e patrimonial, através do qual foram requalificadas várias infraestruturas, a Mina do Lousal transformou-se num museu a céu aberto onde se explora ciência, extrai-se conhecimento e valoriza-se a memória enquanto se projeta o futuro.

Desta forma, destacam-se como pontos a visitar o Centro Ciência Viva do Lousal, a “Mina de Ciência”, um edifício outrora associado à atividade mineira, adaptado para desempenhar funções como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica, e a Galeria Mineira do Lousal, que em 2015 abriu ao público a primeira galeria subterrânea da mina com o objetivo de proporcionar aos visitantes uma experiência pelas profundezas da terra. É, aliás, no subterrâneo, e ao longo de 300 metros, que os visitantes podem conhecer a geodiversidade, biodiversidade e o património mineiro do início do século XX.

Também o Museu Mineiro do Lousal – Central Elétrica, que originalmente foi responsável pelo fornecimento de energia ao complexo industrial mineiro e à sua população (1934-1992) é um dos pontos de atração e visitação da área. Após alguns anos de inatividade, desde 2001 passou a desempenhar uma função exclusivamente museológica, no âmbito da arqueologia industrial. Contudo, encontra-se atualmente encerrado para obras de beneficiação, a concluir ainda durante 2024.

Com uma paisagem característica, que se permite igualmente conhecer através dos vários passadiços, o regresso ao Lousal no Roteiro das Minas, deverá ser um polo de atração a todos os quantos visitem a região alentejana, bem como às comunidades locais e escolares, até mesmo de outras zonas do país.

O contributo científico e industrial de uma zona como a Mina do Lousal é imprescindível para se identificar e reconhecer parte da história mineira que caracteriza o território nacional, além de servir como exemplo à capacidade de reabilitação dos espaços e devolução à sociedade.

Mais informações sobre este Parceiro do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, podem ser encontradas em Centro Ciência Viva do Lousal.

(texto originalmente publicado na Newsletter da Direção Geral da Energia e Geologia, em julho de 2024)

Skip to content