LNEG recebe EDM e INAMI em contexto científico
LNEG recebe EDM e INAMI para partilha de conhecimento e experiência
O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) recebeu a EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A.) e o Instituto Nacional de Minas (INAMI) da República de Moçambique, em visita ao Campus de Aljustrel.
A instituição, representada por João Matos e Sara Santos, acompanhou Frederico Martins e Pedro Santos (EDM), bem como Azarias Macuaca e Hélder Machaieie (INAMI), na apresentação do trabalho que tem sido feito na zona sul portuguesa, nomeadamente na Faixa Piritosa Ibérica e Zona de Ossa-Morena.
A visita teve por principal objetivo, dar a conhecer aos visitantes do INAMI as práticas e metodologias usadas em Portugal, no âmbito da prospeção de metais e matérias identificadas críticas e estratégicas.
Simultaneamente o LNEG deu a conhecer a forma de gestão e caracterização do espólio geológico e científico, através do material existente na Litoteca de Aljustrel, tanto em sondagens como em mapas de cartografia regional.
A experiência final resultou ser muito positiva para o INAMI, que adquiriram maior conhecimento sobre os procedimentos técnicos e científicos, podendo ser aplicados em Moçambique.
EDM acompanhou colegas do INAMI em visita à Galeria Mineira
Por sua vez, a EDM foi o guia para a equipa do INAMI, na visita ao Centro de Recepção e Interpretação em Aljustrel. Nesta visita, além do conhecido “Chapéu de Ferro”, inserido no complexo do Parque Mineiro de Aljustrel, foi possível visitar a galeria mineira do Piso 30.
A descida à mina, entretanto recuperada para visitação de todos, foi um dos momentos altos, com a explicação detalhada de um técnico da Câmara Municipal de Aljustrel, guia essencial para a interpretação do espaço mineiro.