Escoteiros/Escuteiros de todo o mundo passam pela Urgeiriça
Com início da passada segunda-feira, o “World Scout Moot 2025” é um evento internacional organizado pela WOSM – World Organization of the Scout Movement.

No âmbito dos caminhos que serão percorridos, o “path”/caminho 105 – “Discover Mangualde”, conta com a participação de 50 jovens de vários pontos do mundo. Entre as atividades previstas para os escoteiros/escuteiros, encontram-se o intercâmbio e conhecimento intercultural, desenvolvimento, compreensão e inclusão entre os diferentes participantes. Além de atividades de aventura ao ar livre, também se identificam serviços à comunidade e outras formações educativas, tanto para os mais pequenos como para os mais crescidos.

Já na passagem pelo caminho assinalado, fez-se uma paragem pela antiga zona mineira da Urgeiriça, onde os participantes tiveram a possibilidade de conhecerem os antigos espaços da Mina. Com interesse especial, ficaram a conhecer a história geológica de uma região com características únicas e da Mina que faz parte do legado e património histórico de Portugal.
Uma visita que, certamente, não irão esquecer e, da qual, levam muita informação didática para partilhar.


A edição de 2025 do “World Scout Moot 2025” está a decorrer em Portugal, com mais de 7.500 jovens de diversas nacionalidades.
