Encontro de campo da Sociedade Geológica de Portugal conta com a participação da EDM
Encontro de campo “Geologia à sombra da Escarpa da Lousã” organizado pela Sociedade Geológica de Portugal contou com a participação da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A..
A Divisão de Recursos Minerais (DRM) da EDM participou no Encontro de Campo intitulado “Geologia à sombra da Escarpa da Lousã”, durante os dias 25 e 26 de outubro de 2025. Organizado pela Sociedade Geológica de Portugal e pelos grupos GGET (Grupo de Geologia Estrutural e Tectónica) e GRESBASE (Grupo de Estudo de Bacias Sedimentares), a visita realizou-se ao bordo ocidental do Maciço Hespérico, e ao traçado da Falha da Lousã–Seia entre a Zona de Cisalhamento Porto–Tomar (ZCPT) e Góis.


O Encontro de Campo GGET-GRESBASE teve como objetivo compreender, em afloramento, a articulação entre estratigrafia, tectónica e paisagem, desde o Neoproterozoico até ao Quaternário. Esta sequência coloca em destaque a sobreposição de episódios de deformação e sedimentação que marcam a evolução geodinâmica desta região. A saída de campo foi enriquecida pela condução e partilha de conhecimento dos geólogos responsáveis pela cartografia oficial e pela formalização da litoestratigrafia do Neoproterozoico, Paleozoico e Meso-Cenozoico aflorantes neste setor (Drº António Sequeira, Drº Luís Gama Pereira, Drº Pedro Proença e Cunha, Drº Rui Pena dos Reis) e ainda pelos geólogos Drº Tim Young e Drª Sofia Pereira.

Este dois dias resultaram numa intensa partilha de conhecimentos, úteis e de relevância para todos os participantes, criando um melhor entendimento da Geologia daquela região, onde a EDM já realizou trabalhos de prospeção e pesquisa.
A DRM da EDM esteve representada pelos Geólogos Frederico Martins e Pedro Santos.
Fotos cedidas por: EDM | SGP-GGET
