04
Jun/24

EDM participou na Lisbon Energy Summit 2024

Notícias
| 04 Junho de 2024

Foi junto da empresa La Sabina, que a EDM participou na Lisbon Energy Summit 2024, entre os dias 27 e 29 de maio.

Visando o contrato de concessão que a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., tem celebrado com o Estado Português, a empresa tornou-se responsável pela remediação ambiental da antiga área mineira de São Domingos, da qual a investidora La Sabina Green Energies Lda. é proprietária.

Assim, a EDM participou na Lisbon Energy Summit, enquanto parceira da energética, durante os 3 dias de duração do Evento.

Resultando num projeto de remediação com 6 fases previstas, a EDM apresenta já concluídas as 2 primeiras na antiga área mineira. Primeiramente focando-se na minimização da drenagem ácida, evitando a contaminação de água limpa, a EDM melhorou, em simultâneo, a requalificação ambiental das áreas mais afetadas.

Em resultado deste contrato, a empresa aguarda agora a disponibilidade para concretizar o restante trabalho de remediação, que irá culminar com a valorização patrimonial e turística da Antiga Área Mineira.

 

EDM participou na Lisbon Energy Summit, partilhando os valores de uma transição energética sustentável

Por seu lado, La Sabina, sediada em Mértola, e proprietária dos terrenos desde 2023, deseja desenvolver um projeto de produção de hidrogénio no local. Para tal, espera contar com fontes de energia renováveis, que podem ser obtidas de forma mais direta na região do Alentejo.

A energia solar e eólica, serão, então, duas das formas de obtenção energética ao processo. Já a componente hídrica, bem como a construção de novas infraestruturas de apoio, como o transporte e acesso à rede elétrica, passam ainda por última revisão de normas ambientais, e finalização do processo de financiamento.

Na participação na Lisbon Energy Summit 2024, os investidores alemães, responsáveis pela energética alentejana, puderem reunir com vários interessados pelo trabalho desenvolvido.  Outros visitantes puderem igualmente obter informações várias no stand oficial.

Para Jurgen Magnus, administrador de La Sabina, o “futuro da energia em Portugal, terá de passar, sem dúvida, por um mix energético”. Mas do qual o hidrogénio, será, certamente, uma das grandes fontes, tal como se verificou pelos vários painéis durante a cimeira.

 

As entrevistas realizadas durante o evento, à representante Zélia Estêvão (EDM) e a Jurgen Magnus (La Sabina) podem ser vistas em:

Entrevista Zélia Estêvão

Entrevista a Jurgen Magnus

Skip to content