EDM participa no MINEX2025 em Porto Salvo
A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., participou no 9º fórum de Exploração e Mineração, realizado em solo europeu.


No dia 21, a sessão 2 “”From Exploration to Extraction: The New Era of Sustainable Mining in Portugal”, apresentou o exemplo nacional. Com moderação de Luís Martins, presidente da ACPMR – Associação Cluster Portugal Mineral Resources, na qual os vários intervenientes e painel de debate, mencionaram o trabalho que está a ser desenvolvido, não apenas na recuperação das antigas áreas mineiras degradadas, bem como a intervenção governamental no Plano de Ação para as Matérias-Primas (de acordo com as instruções da Comissão Europeia). Foi igualmente, mencionado o papel que as novas tecnologias e a sua utilização têm em prol da pesquisa e prospeção, bem como na fase de exploração, mais equilibradas e responsáveis e, ainda, pela nova aposta na descarbonização do setor industrial da pedra natural, através do projeto ROADTO2050. Houve também oportunidade de discutir com os principais responsáveis do setor da mineração, presentes e ativos do nosso país, as diferentes abordagens para os principais materiais extraídos, ou com potencial, nos dias de hoje, como é o caso do cobre, tungsténio, feldspato e lítio.



Nesta sessão 2, a EDM, fez a sua primeira apresentação, por Zélia Estêvão, vogal do Conselho de Administração. A qual mencionou a importância que a instituição EDM tem no panorama nacional, destacou a importância de desenvolver uma atitude mais responsável e, dentro de toda a sua dimensão, mais sustentável, para com as populações e comunidades. Foi abordado o enorme papel que a comunicação e informação têm na sociedade civil, relembrando a criação do projeto Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Reforçou ainda a presença da EDM como única empresa do Estado, que tem por principal objetivo a recuperação ambiental das antigas áreas mineiras no país – um legado histórico e de memória coletiva.


No dia 22, a presença da EDM contou com a participação de Carlos Martins, Diretor do Departamento Técnico. Numa apresentação interativa, pautada por imagens e vídeos que caracterizam o trabalho efetuado pela empresa, foi uma vez mais mencionado que é possível devolver as antigas áreas mineiras às comunidades e suas populações, num âmbito de maior coesão territorial, onde a comunicação deverá estar presente e pautar pela clareza e transparência.
Entre as apresentações mais técnicas ou mais dedicadas às políticas europeias e internacionais no setor, o MINEX2025, provou ser um êxito de participação e interesse evidente.



No dia 22 a sessão de encerramento contou com a presença de Sua Excelência o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Energia, Jean Barroca, que mencionou a importância de futuros investimentos na concretização do Plano de Ação para as Matérias-Primas em Portugal, bem como em projetos no setor que possam alavancar a importância estratégica de Portugal na Europa.
Não menos relevante, afirmou ainda que o conhecimento, a transparência, a responsabilidade e a competitividade eram os fortes pilares de que o setor é feito, resultando também numa gestão saudável e inteligente na indústria. Simultaneamente referiu que o eixo Governo, Sociedade Civil e Indústria, são fundamentais para alavancar a transformação necessária ao país.


