EDM participa na MEDGEO 2025 | ISEG
A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., participou na 11th International Conference on Medical Geology & 13th International Symposium on Environmental Geochemistry.

Os dois eventos, a ocorrer em simultâneo, realizam-se na Universidade de Aveiro, de 26 de julho até 1 de agosto.

Versando diferentes temas, destacam-se os trabalhos desenvolvidos nas áreas de geoquímica e geologia médica, relacionando a forma como os georrecursos podem contribuir beneficamente para determinadas patologias, ou como poderão estar na origem de riscos para a saúde, a nível toxicológico. Como público principal, o evento pretende ser um fórum de troca de conhecimento e informação entre cientistas, consultores e diferentes gestores nas áreas de ambiente e saúde humana.
A EDM esteve representada por Catarina Diamantino, que apresentou uma palestra intitulada “Environmental remediation of mine legacy sites in Portugal”. A apresentação centrou-se no trabalho de recuperação ambiental desenvolvido pela empresa, com destaque para a antiga área mineira da Urgeiriça. Foram abordadas as principais intervenções realizadas desde 2001, bem como as atuações de acompanhamento, gestão e monitorização em curso na fase de pós-recuperação ambiental desta importante mina de urânio.


Cláudia Paiva Silva representou também a Plataforma MINERAL, com o título: “Mineral Resources Communication Applied to human health”, caracterizando algumas estratégias de comunicação que podem ser usadas por técnicos e geocientistas, de forma a transmitir com clareza e maior simplicidade as ideias e mensagens a diferentes tipos de audiência.

Além das sessões plenárias e apresentações técnicas, existe igualmente espaço para a exposição de posters, esperando-se, também, para sexta-feira, último dia do evento, uma visita técnica à região mineira de Jales, Parque Natural das Pedras Salgadas e ainda, uma visita ao Centro de Águas Termais de Chaves e Museu.

