18
Jul/25

EDM participa na Conferência IMWA 2025

Notícias
| 18 Julho de 2025

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. marcou presença na Conferência IMWA 2025 – International Mine Water Association, um dos mais importantes eventos internacionais dedicados à água e drenagem de águas ácidas em contextos mineiros. O congresso, organizado pela Universidade do Minho e pela Universidade de Oviedo, decorreu entre os dias 7 e 14 de julho, na cidade de Braga, reunindo especialistas de todo o mundo.

EDM participa na Conferência IMWA 2025

O evento contou com a participação de peritos e profissionais das áreas da investigação científica, gestão ambiental e mitigação dos impactes hídricos associados às atividades mineiras. Já o programa incluiu sessões científicas, workshops especializados e um conjunto de visitas técnicas a locais de antigas explorações mineiras em diferentes regiões do país.

As sessões científicas abordaram temas prementes e atuais como tecnologias emergentes para tratamento de águas, políticas regulatórias, economia circular, resiliência ambiental, prevenção, monitorização e controlo de impactes, técnicas de tratamento ativo e passivo, bem como hidrologia, hidrogeologia, geoquímica e energia geotérmica aplicada a áreas mineiras.

No congresso a EDM apresentou a comunicação científica intitulada: “An Overview of Active and Passive Mine Water Treatment at Urgeiriça Uranium Legacy Mine (Portugal)”, da autoria de Catarina Diamantino, Carlos Martins e Edgar Carvalho. O trabalho apresenta um caso de estudo sobre a evolução da qualidade da água na estação de tratamento de águas de mina da Urgeiriça, destacando os efeitos da implementação das medidas de recuperação ambiental realizadas naquele local.

Também inseridas no programa, as visitas técnicas, realizadas durante e após o congresso, permitiram dar a conhecer as características geológicas e hidrogeológicas das regiões visitadas, bem como os impactes ambientais das explorações mineiras históricas e contemporâneas. Estas visitas incluíram ainda a apresentação das ações de recuperação ambiental desenvolvidas e previstas, no âmbito da concessão atribuída à EDM para a recuperação ambiental das antigas áreas mineiras.

No dia 9 de julho, decorreram em simultâneo três visitas técnicas organizadas com a colaboração da EDM, que incluíram as antigas áreas mineiras de Covas (Vila Nova de Cerveira), Borralha (Montalegre) e São Pedro da Cova (Gondomar).
Já entre os dias 11 e 14 de julho, teve lugar a visita técnica pós-conferência, com partida de Braga e passagem por locais emblemáticos da Faixa Piritosa Ibérica, nomeadamente as antigas minas de Aljustrel e São Domingos, terminando com uma visita à mina da Urgeiriça, no norte do país.

A participação no IMWA 2025 permitiu à EDM reforçar o seu compromisso com a partilha de conhecimento técnico e científico, bem como com a promoção das melhores práticas na gestão e recuperação ambiental de áreas mineiras, contribuindo ativamente para a discussão global sobre os desafios ambientais ligados às águas de mina.

Skip to content