21
Jan/17

EDM Consignou à Conduril Recuperação Ambiental

Notícias
| 21 Janeiro de 2017

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. procedeu, dia 21 de janeiro, em Gouveia, à consignação da empreitada à empresa Conduril, S.A., para recuperação ambiental das antigas áreas mineiras abandonadas do Castelejo, Formiga e Vale de Videira, no concelho de Gouveia, Vales, no concelho de Fornos de Algodres, e Póvoa de Cervães, no concelho de Mangualde, num investimento global que ascende a cerca de 3,8 milhões de euros. A intervenção será financiada por fundos comunitários enquadrada no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), do Portugal 2020.

Ao ato público, que marca o arranque das obras no terreno, presidiu o Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Esta iniciativa foi precedida pela formalização de um acordo de parceria, entre a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. e a Câmara Municipal de Gouveia com vista ao aproveitamento do potencial turístico, geológico e mineiro das antigas áreas mineiras existentes no concelho de Gouveia.

Além da empreitada de recuperação ambiental adjudicada à empresa Conduril, S.A., no valor de cerca de 3 milhões de euros, o processo de intervenção integra a realização de estudos e projetos necessários, a fiscalização técnica, a coordenação de segurança em obra, a fiscalização de ambiente, bem como um conjunto de serviços de monitorização ambiental e radiométrica. As obras terão o prazo de execução de um ano.

A intervenção da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro desenvolve-se ao abrigo do contrato de concessão que o Estado lhe outorgou, com exclusivo, para a recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas (DL 198-A/2001-6/7).

Skip to content