08
Mai/08

Conclusão da Recuperação Ambiental de Covas

Notícias
| 08 Maio de 2008

Sessão de Conclusão e Entrega da Obra de Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Covas

A EDM, no âmbito da missão que lhe está conferida de proceder à recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras, concluiu mais uma intervenção – a da Área Mineira de Covas.

Esta área mineira esteve activa entre 1952 e 1984 tendo produzido, nos últimos 10 anos, 320 ton de concentrados de volfrâmio que originaram cerca de 500.000 m3 de material de escombreira e significativo impacte ambiental.

A obra traduziu-se na modelação, estabilização e confinamento das escombreiras e na selagem de poços e galerias, bem como na execução de um sistema de drenagem e revegetação, integrando o espaço reabilitado nas povoações de Vilares e Fráguas.

Esta obra, com investimento total de 1.300.000 €, no âmbito do por Norte (POE/PRIME), veio criar as necessárias condições de segurança e indispensável renaturalização e recuperação paisagística em harmonia com os ecossistemas locais e regionais.

A sessão de conclusão e entrega da obra à Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que contribuiu em 5% do seu financiamento, teve lugar hoje (08 de Maio de 2008) às 11:00h com a participação dos senhores Presidentes da Câmara e da EDM, S.A.