10
Nov/09

A Privatização da Somincor

Notícias
| 10 Novembro de 2009

A privatização da Somincor, empresa mineira portuguesa de nível internacional, deu corpo a um processo relativamente complexo do qual resultou vasta gama de informação e saber que se revelou útil publicar, visando, em especial, os leitores interessados em temas económicos e mineiros.

Pela natureza intrínseca da operação – envolvendo, como acionista, a Rio Tinto, uma das maiores empresas mineiras mundiais -, pela sua dimensão e implicações, por ter ocorrido num período imediatamente anterior à mais anómala e inesperada evolução de sempre das cotações do cobre, devido ao súbito aumento pela procura pela China e ao efeito dos hedge funds, a venda da Somincor ficou a constituir um caso singular que deu fundamento e justificação para o estudo agora apresentado. Nele são revelados procedimentos e negociações com aspectos metodológicos em certa medida inovadores, potenciando a geração de novos paradigmas para este tipo de negociações.

O presente volume descreve e apresenta de forma agregada e sintética, mas de fácil leitura e compreensão, as etapas desde a tomada de decisão inicial até ao closing do processo de venda. Processo esse que, à data, foi considerado como uma das operações mais bem sucedidas no contexto das privatizações em Portugal.

Autores: Delfim de Carvalho e Henrique Lucas Marçal, administradores da EDM.

Skip to content