A 10ª Jornada Interdisciplinar da Mina de São Domingos, irá ocorrer no próximo dia 4 de dezembro, em simultâneo com as comemorações do Dia de Santa Bárbara. 

A 10ª Jornada Interdisciplinar da Mina de São Domingos, terá como foco este ano a convergência entre a mina, as novas tecnologias e a educação. Ao mesmo tempo, pretende criar uma ponte entre a componente ambiental e a sociedade, mostrando a importância e o papel que a atividade mineira traz às comunidades regionais e ao próprio país, enquanto se explica como a reabilitação do espaço industrial poderá gerar uma maior valia para todos.

Citando a nota oficial da 10ª Jornada:

“Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou de forma diferenciada o encontro de culturas de dois países – Portugal e Inglaterra – e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extração e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira, ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio atual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a antropologia, a arqueologia, a biologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para um debate centrado nas questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua atuação com as comunidades.”

 

 

 

A inscrição é gratuita até 30 de novembro através dos contactos: 

fserraomartins@gmail.com / 286 647 534

 

No próximo dia 23 de novembro, às 15.00 horas, será assinado, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos
Engenheiros (em Lisboa), um Memorando de Entendimento para a criação da plataforma colaborativa MINERAL.

 

A MINERAL – Plataforma Colaborativa de Comunicação dos Recursos Geológicos é uma iniciativa que quer comunicar a importância destes recursos para o desenvolvimento sustentável da sociedade e para a concretização da transição energética, digital e climática.

A MINERAL espera também incentivar o aumento da responsabilidade ambiental e social das empresas que atuam neste setor, promovendo a sua descarbonização e a redução da sua pegada ambiental.

É constituída por nove instituições que atuam em diferentes etapas da cadeia de valor do setor dos recursos geológicos, nomeadamente a  Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR), a Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET), a Associação Portuguesa de Geólogos (APG), a Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria (APICER), a Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (ASSIMAGRA), a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), o Laboratório Nacional de
Energia e Geologia (LNEG), a Ordem dos Engenheiros (OE) e a Sociedade Geológica de Portugal (SGP).

A apresentação da Plataforma Mineral contará com a presença da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, que participará na sessão de abertura.

A EDM convida, desta forma, todos a que possam assistir ao evento de apresentação da MINERAL e à celebração do Memorando de Entendimento, solicitando a inscrição gratuita, mas obrigatória, através do seguinte link: ORDEM DOS ENGENHEIROS – INSCRIÇÃO

 

 

A APG – Associação Portuguesa de Geólogos organiza, entre os próximos dias 8 e 11 de novembro, as X Jornadas APG, em Évora.

 

Com o tema “Água: recurso estratégico e vital” a APG pretende abordar as múltiplas valências da água e o seu papel como recurso único e essencial para a vida humana, incluindo a sua importância em todos os setores industriais.

Ao mesmo, estas Jornadas propõem como objetivo, revelar uma vez mais a relevância que os geocientistas apresentam na sociedade, nomeadamente no que toca à literacia e esclarecimento científicos, bem como para um debate informado, suportado em conhecimento científico.

Tendo os recursos hídricos como pano de fundo, espera-se a presença de alunos, académicos e profissionais da indústria, que possam ter o maior interesse em saber e conhecer as melhores práticas, também no âmbito da sustentabilidade de um recurso extremamente frágil.

Com inscrições abertas até dia 3 de novembro, através da ligação, AQUI partilhada. 

Mais informações em: X J0rnadas APG 2023 

 

As X Jornadas APG, contam com o apoio da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A.

 

Programa
10 de novembro, 2023 (Sexta-feira)

CONFERÊNCIA
Local: Anfiteatro 1 do Colégio Luís António Verney, Universidade de Évora

09:00 – 09:30
Receção aos participantes

09:30 – 10:00
Sessão de Abertura

Luís Lopes, Presidente da APG
Hermínia Vasconcelos Vilar | Reitora da UÉvora
Júlio Carneiro | Diretor do Departamento de Geociências da UÉvora
Carmen Carvalheira | Vice-Presidente CCDR – Alentejo

10:00 – 12:40
Sessão 1 – Água Subterrânea: recurso invisível?

Moderador/a: André Matoso | ARH

10:00 – 10:30
Água subterrânea e sustentabilidade
António Chambel | UÉvora

10:30 – 11:00
O valor acrescentado das ciências da terra no termalismo e no engarrafamento da água
Maria do Rosário Carvalho | FCUL

11:00 – 11:10
Q&A

11:10 – 11:30
Coffee Break

11:30 – 12:00
eGROUNDWATER: ciência cidadã e sistemas de informação melhorados para uma gestão participativa e sustentável da água subterrânea
Vânia Sousa | UALg

12:00 – 12:30
Uma Nova Visão Estratégica para as Águas Minerais Naturais – o Projeto Hidrogenoma
Carla Lourenço | DGEG

12:30 – 12:40
Q&A

12:40 – 14:30
Almoço livre

14:30 – 17:40
Sessão 2 – Recursos hídricos renováveis e risco costeiro
Moderador/a: Carlos Cupeto | UÉvora

14:30 – 15:00
O aproveitamento de recursos geotérmicos nos Açores para a produção de energia elétrica
Graça Rangel | EDA Renováveis

15:00 – 15:30
As oportunidades associadas ao programa de 10GW de energia eólica offshore em Portugal
António Sarmento | WavEC

15:30 – 16:00
O abastecimento de água na ilha do Porto Santo
Susana Prada | UMa

16:00 – 16:10
Q&A

16:10 – 16:30
Coffee Break

16:30 – 17:00
Subida do Nível do Mar e Avaliação do Risco Costeiro
Carlos Antunes | FCUL

17:00 – 17:30
Armazenamento geológico de hidrogénio: oportunidades, desafios e interações em
meios porosos
Pedro Pereira | Instituto de Ciências da Terra – Universidade de Évora

17:30 – 17:40
Q&A

17:40 – 18:00
Homenagem Personalidades APG 365 2023

18:00 – 18:45
Mesa Redonda
Moderador: António Chambel | UÉvora

André Matoso | ARH
Importância do Planeamento para a Gestão das Águas Subterrâneas

Carla Lourenço | DGEG

Carmen Carvalheira | CCDR Alentejo

Luís Menezes Pinheiro | Dgeo, CESAM
As Geociências na Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)

Manuel Abrunhosa | IAH, CITEUC
A centralidade das águas subterrâneas nos ODS e a resposta da Hidrogeoética

Patrícia Corigo | Recuperar Portugal

18:45 – 19:00
Sessão de Encerramento

Lançamento do Ano Temático da APG 2024
Mónica Sousa | Diretora Executiva da APG

Luís Lopes | Presidente da APG
Hermínia Vasconcelos Vilar | Reitora da UÉvora
Júlio Carneiro | Diretor do Departamento de Geociências da UÉvora
Carmen Carvalheira | Vice-Presidente CCDR – Alentejo

 

 

O 14º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, ocorreu em Manteigas, nos dias 12 e 13 de outubro de 2023 

O evento teve como tema central “O Património Geológico e a Agenda 2030”

A presença da EDM, enquanto entidade fundadora do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal foi marcada pela presença do seu Presidente do Conselho de Administração, Gonçalo Rocha, que enalteceu o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos. Saudou os representantes dos 44 parceiros presentes, tendo reforçado a importância do incremento da literacia científica no aproveitamento dos recursos, utilizando as melhores tecnologias e boas práticas para o trabalho em rede no território.

As apresentações e debate entre parceiros foram essencialmente dedicados ao tema Património Geológico e à Agenda 2030, que possibilitaram o reconhecimento do trabalho feito em prol da dinamização nos diferentes territórios dos parceiros do Roteiro. Estes locais de interesse geológico ou mineiro evidenciam o potencial dos recursos geoturísticos, mas também a urgência de criar uma maior resposta aos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU).

A convite do parceiro organizador, Estrela Geopark Mundial da UNESCO, realizaram-se igualmente visitas à fábrica de burel, Ecolã, e aos Passadiços do Mondego no município da Guarda.

Entre a caminhada pela Natureza e observação da Geologia da região, patente nos imponentes granitos, o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, aspira a que um maior reconhecimento seja feito ao património geológico nacional, à sua conservação, mas também à forma de garantir que este recurso venha a ser uma maior valia para as comunidades locais.

Mais informações:

 

Matérias-Primas Críticas para uma rápida transição climática.

 

Irá ocorrer no próximo dia 25 de outubro, em Aljustrel, a Conferência “Matérias-Primas Críticas na Era da Transição Climática”.

Este encontro tem por objetivo principal criar uma discussão informada sobre os processos de fornecimento de matérias-primas críticas.

Procura-se, assim, aumentar a consciência da importância estratégica das matérias-primas essenciais, desde o seu processamento, até à reciclagem de produtos e materiais, analisando o seu ciclo de vida e reintroduzindo-os na cadeia de valor.

Desta forma, garante-se a contínua manutenção de uma economia circular, necessária para uma sustentabilidade económica, bem como, para uma transição energética e digital mais segura, justa e realizável.

Acredita-se que através de uma comunicação incisiva, se poderá criar uma sensibilização e informação úteis de, e para com, a sociedade, num equilíbrio fundamental para o processo de descarbonização dos vários setores da indústria.

Simultaneamente, debate-se o papel fundamental das matérias-primas críticas (e não só) numa era de clara transição climática, por forma a se atingirem as almejadas metas ambientais previstas pela União Europeia e Portugal.

A Conferência, uma coorganização entre a EDM, ADENE, LNEG e DGEG, terá início às 9h30, no Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel, estando prevista uma visita guiada pela galeria da mina, e restante Património Industrial recuperado.

Contará ainda com o apoio da CM Aljustrel e Almina.

 

O link para inscrição já se encontra disponível AQUI, até ao dia 23 outubro.

 

Programa do evento:

Programa

 

9h00     Receção

 

09h30   Sessão de Abertura

Carlos Teles – Presidente – CÂMARA MUNICIPAL DE ALJUSTREL

Teresa Ponce de Leão – Presidente – LNEG, LABORATÓRIO NACIONAL DE ENERGIA E GEOLOGIA

Jerónimo Cunha – Diretor-Geral – DGEG, DIREÇÃO GERAL DE ENERGIA E GEOLOGIA

Nelson Lage – Presidente – ADENE, AGÊNCIA PARA A ENERGIA

Ana Fontoura GouveiaSECRETÁRIA DE ESTADO DE ENERGIA E CLIMA

 

10h30    Keynote Speaker

Aurela SthizaIMA EUROPE, INDUSTRIAL MINERALS ASSOCIATION

“Proposta de Lei Europeia sobre matérias-primas críticas”

Moderadora

Dina Carrilho, FCT, FUNDAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA

 

10h50   Coffee break

 

11h00   Painel 1

“O contributo das matérias-primas críticas para a transição energética global”

 

Luís Martins – Presidente – CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES

Francisco Ferreira – Presidente – ASSOCIAÇÃO ZERO

Humberto Costa Leite – Presidente – ALMINA, MINAS DO ALNTEJO, SA.

Manuel Sousa Martins – CEO – AURORA LITHIUM

Emanuel Proença – CEO – SAVANNAH RESOURCES

Moderadora

Paula Dinis – Especialista em Recursos Minerais – DGEG, DIREÇÃO GERAL DE ENERGIA E GEOLOGIA

 

12h45    ALMOÇO VOLANTE

 

14h00   Painel 2

A circularidade: da extração à reciclagem”

 

Alexandra Ribeiro – Professora e Investigadora – NOVA, SCHOOL OF SCIENCE AND TECHNOLOGY/ PROJETO RELIEF

Teresa Ponce de Leão – Presidente – LNEG, LABORATÓRIO NACIONAL DE ENERGIA E GEOLOGIA

Renato Braz – Head of Corporate Venture Capital – GALP

Hugo Matias – CEO – NET4CO2, NETWORK FOR A SUSTAINABLE CO2 ECONOMY

Paula Morais – Professora e Investigadora – UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Moderadora

Regina Vilão – Diretora de Estratégia e Análise Económica – APA, AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE

 

15h30    Conclusões e Encerramento

Joaquim Góis – – Professor, FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Representante da Ordem dos Engenheiros

Gonçalo Rocha – Presidente – EDM, EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO MINEIRO

Ana Paula Rodrigues – Vice-Presidente – ADENE, AGÊNCIA PARA A ENERGIA

            

16h00     Cante Alentejano e Visita Guiada*

Visita guiada pela galeria de Aljustrel e restante Património Industrial recuperado

 

*   a confirmar

📌 Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro de Aljustrel (mapa)

 

 Parceiros oficiais:

 

A importância da preservação da identidade mineira em Portugal e Espanha, será debatida na 1ª Conferência “Património e Paisagem Cultural da Mineração”, a realizar na Mina de São Domingos, dia 7 de outubro.

 

A APPI – Associação Portuguesa para o Património Industrial, Representante Nacional do TICCIH – O Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial, em coordenação conjunta do seu Presidente José M. Lopes Cordeiro e do Arquiteto Rui Carvalho e em parceria com a Câmara Municipal de Mértola, a Fundação Serrão Martins e as Juntas de Freguesia de Corte do Pinto e de Santana de Cambas, organizam a I Conferência Internacional “Património e Paisagem Cultural da Mineração”, na Mina de São Domingos a 7 de outubro de 2023.

A conferência, em cuja participação da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA.  estará assegurada pela presença do Eng.º Edgar Carvalho, pretende alavancar a importância da memória histórica das antigas minas da Faixa Piritosa Ibérica.

A partilha de experiências, histórias de vida, bem como a troca de ideias para a valorização e recuperação destes territórios, permite também dar a conhecer o Património Industrial Mineiro, que, além de esquecido por grande parte da população, vê-se degradado e abandonado – pese os vários projetos de recuperação já feitos e que ainda se encontram em fase de desenvolvimento.

A importância do legado mineiro, não é também algo apenas nacional. Além de englobar sítios classificados pela UNESCO, estas regiões, igualmente no âmbito desta primeira conferência, entendem a necessidade de um compromisso transfronteiriço, uma vez que os recursos geológicos são comuns aos dois países.

A valorização, a recuperação e o desenvolvimento das áreas afetadas, torna-se assim um objeto essencial de trabalho, que deve ser caracterizado e melhorado, para memória futuro e coletiva de um povo resiliente.

Mais informações no site oficial: Minescapes – Conferência Internacional Património e Paisagem Cultural da Mineração

Programa oficial AQUI

XI Congresso Nacional de Geologia organizado pela Universidade de Coimbra, em 5 dias de partilha de Ciência

De 16 a 20 julho, organizado pelo Departamento de Ciências Terra da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Sociedade Geológica de Portugal, o Congresso Nacional irá juntar mais de 300 especialistas na área das Geociências.

Serão 200 apresentações orais, 20 sessões científicas, 150 pósteres, que irão passar pelo XI Congresso Nacional de Geologia. Uma oportunidade para todos os interessados em Geociências partilharem e aprenderem as melhores práticas e os últimos trabalhos e inovações na área. Numa época de transição energética, também se contam com temas cada vez mais sonantes, englobados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, “geodiversidade e geoconservação”, “segurança e sustentabilidade urbana”, “descarbonização e fontes de energia” serão assuntos certamente abordados e debatidos. Sem contar com a importância fundamental que se apresentam os materiais críticos, que fazem parte dos novos objetivos ambientais da União Europeia.

O evento ideal para combater desinformação e ideias prejudiciais ao desenvolvimento das sociedades, que irá ocorrer em Coimbra.

Mais informações, aqui: XI Congresso Nacional de Geologia

O “Global Stone Congress 2023 – GSC2023”, principal evento dedicado em Portugal ao setor da Pedra Ornamental, será realizado este ano na Batalha.

Entre os dias 18 e 23 de junho, o GSC2023, organizado pela ASSIMAGRA, Universidade de Évora e pela Associação “Cluster Portugal Mineral Resources” (ACPMR), contará com um painel de ilustres convidados, num programa cheio e relevante.

Enquanto membro do Comité de Honra, a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., far-se-á representar neste evento, no qual passarão temas como Exploração de Pedreiras, Processamento e Transformação de Pedras e Produtos, Recuperação Ambiental e Gestão do Território – assunto afeto à missão da EDM-, Impacto das mudanças climáticas nos geomateriais, Geopatrimónio e Geoconservação, entre outros.

Além das palestras, serão realizadas sessões para apresentação de trabalhos e posters, mesas redondas para troca de ideias e inovação sobre a indústria ornamental, seminários e workshops nas áreas de Arquitetura, Inovação e Sustentabilidade.

Uma possibilidade única de estabelecer contatos, realizar brainstorming e fazer networking numa das mais históricas regiões do país, num evento que conta com mais de 70 especialistas da área no seu comité científico.

Para mais informação sobre o Programa e para fazer o seu Registo, clique no site oficial  GLOBAL STONE CONGRESS.

 

O evento recebeu a visita da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. (EDM), juntamente com a Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG) marcaram presença no Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) 2023, considerada a maior exibição mundial no setor dos Recursos Geológicos.

Realizada em Toronto, entre 5 e 8 de março, a convenção PDAC 2023 é um evento único que possibilita a junção de governos, autoridades mineiras, empresas, prestadores de serviços e organizações ligadas a este setor de atividade, a nível mundial.

A participação portuguesa permitiu desta forma uma exposição aos trabalhos desenvolvidos em território nacional, alavancando e potenciando parcerias e investimentos, tanto nas áreas de intervenção e remediação ambiental, prospeção mineral, bem como ao nível de identificação e valorização do conhecimento dos recursos geológicos. Simultaneamente, também se apresentaram as atuais concessões mineiras e as potenciais áreas a incluir no próximo concurso público para a pesquisa de lítio.

Portugal fez-se também representar pela senhora Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, que participou na Cimeira Internacional de Ministros do Setor Mineiro, integrada no PDAC 2023. Ana Fontoura, acompanhada pela Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Sofia Batalha, teve ainda a oportunidade de visitar a exposição e o stand da EDM, onde se reuniu com representantes de empresas e organizações portuguesas e internacionais com atividade no sector mineiro em Portugal.

Num contínuo sucesso, aliado à importância inerente, a edição do PDAC 2023 contou nesta edição com 23.819 participantes e 1100 expositores, de mais de 130 países, entre investidores, executivos, geólogos, oficiais de governos e estudantes de todo o mundo.

Em resultado, a participação nacional comprovou-se uma vez mais, numa excelente oportunidade para promover as atividades das instituições portuguesas e todo o potencial do sector mineiro em Portugal.

Entre 27 de março e 2 de abril de 2023, decorre mais uma SEMANA DOS PARCEIROS, onde as diversas atividades programadas pelos Parceiros ao longo de todo o território do continente, irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados, tais como:

Regista-se a inclusão no programa de 2023 de uma atividade da responsabilidade da EDM a realizar no dia 1 de abril na Mina da Urgeiriça (págs. 84 e 85 do Programa que está disponível aqui).

Projeto PANORAMA – Summer School “Acid Mine Drainage and REE contamination mitigation”

Decorreu na semana de 23 a 27 de maio de 2022 em Lisboa, o evento Summer School #1 “Acid Mine Drainage and REE Contamination Mitigation” no âmbito do Projeto PANORAMA “European training Network on Rare Earth elements environmental transfer: from rock to human”, financiado pelo programa-quadro Horizonte 2020 (H2020-MSCA-ITN-2019). O âmbito geral do projeto visa compreender os processos ambientais de especiação, transferência e ecotoxicidade dos elementos das terras raras no meio ambiente de forma a prever potenciais riscos da sua disseminação no meio ambiente, reunindo para o efeito um consórcio de 14 universidades, 4 parceiros privados e 15 bolseiros de doutoramento que realizam os seus trabalhos de investigação nesta área.

O evento organizado pelo Instituto Superior Técnico, contou com a colaboração das entidades parceiras EDM e Electrão. Nos dias 24 e 25 de maio, decorreu a visita às antigas áreas mineiras de São Domingos (Mértola) e Lousal (Grândola) e aos locais de interesse no âmbito das intervenções de recuperação ambiental realizadas pela EDM, onde são também desenvolvidas atividades de monitorização e caracterização pelos bolseiros.

Mais detalhes sobre o Projeto PANORAMA podem ser consultados aqui.

Irá decorrer no próximo dia 14 de julho de 2022, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos, em Rio Maior, a apresentação pública das II Jornadas Internacionais “Memórias do Carvão” sob o tema Memória, Património, Descarbonização.

Skip to content