O “Global Stone Congress 2023 – GSC2023”, principal evento dedicado em Portugal ao setor da Pedra Ornamental, será realizado este ano na Batalha.

Entre os dias 18 e 23 de junho, o GSC2023, organizado pela ASSIMAGRA, Universidade de Évora e pela Associação “Cluster Portugal Mineral Resources” (ACPMR), contará com um painel de ilustres convidados, num programa cheio e relevante.

Enquanto membro do Comité de Honra, a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro S.A., far-se-á representar neste evento, no qual passarão temas como Exploração de Pedreiras, Processamento e Transformação de Pedras e Produtos, Recuperação Ambiental e Gestão do Território – assunto afeto à missão da EDM-, Impacto das mudanças climáticas nos geomateriais, Geopatrimónio e Geoconservação, entre outros.

Além das palestras, serão realizadas sessões para apresentação de trabalhos e posters, mesas redondas para troca de ideias e inovação sobre a indústria ornamental, seminários e workshops nas áreas de Arquitetura, Inovação e Sustentabilidade.

Uma possibilidade única de estabelecer contatos, realizar brainstorming e fazer networking numa das mais históricas regiões do país, num evento que conta com mais de 70 especialistas da área no seu comité científico.

Para mais informação sobre o Programa e para fazer o seu Registo, clique no site oficial  GLOBAL STONE CONGRESS.

 

O evento recebeu a visita da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. (EDM), juntamente com a Direção-Geral da Energia e Geologia (DGEG) marcaram presença no Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) 2023, considerada a maior exibição mundial no setor dos Recursos Geológicos.

Realizada em Toronto, entre 5 e 8 de março, a convenção PDAC 2023 é um evento único que possibilita a junção de governos, autoridades mineiras, empresas, prestadores de serviços e organizações ligadas a este setor de atividade, a nível mundial.

A participação portuguesa permitiu desta forma uma exposição aos trabalhos desenvolvidos em território nacional, alavancando e potenciando parcerias e investimentos, tanto nas áreas de intervenção e remediação ambiental, prospeção mineral, bem como ao nível de identificação e valorização do conhecimento dos recursos geológicos. Simultaneamente, também se apresentaram as atuais concessões mineiras e as potenciais áreas a incluir no próximo concurso público para a pesquisa de lítio.

Portugal fez-se também representar pela senhora Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, que participou na Cimeira Internacional de Ministros do Setor Mineiro, integrada no PDAC 2023. Ana Fontoura, acompanhada pela Cônsul-Geral de Portugal em Toronto, Sofia Batalha, teve ainda a oportunidade de visitar a exposição e o stand da EDM, onde se reuniu com representantes de empresas e organizações portuguesas e internacionais com atividade no sector mineiro em Portugal.

Num contínuo sucesso, aliado à importância inerente, a edição do PDAC 2023 contou nesta edição com 23.819 participantes e 1100 expositores, de mais de 130 países, entre investidores, executivos, geólogos, oficiais de governos e estudantes de todo o mundo.

Em resultado, a participação nacional comprovou-se uma vez mais, numa excelente oportunidade para promover as atividades das instituições portuguesas e todo o potencial do sector mineiro em Portugal.

Entre 27 de março e 2 de abril de 2023, decorre mais uma SEMANA DOS PARCEIROS, onde as diversas atividades programadas pelos Parceiros ao longo de todo o território do continente, irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados, tais como:

Regista-se a inclusão no programa de 2023 de uma atividade da responsabilidade da EDM a realizar no dia 1 de abril na Mina da Urgeiriça (págs. 84 e 85 do Programa que está disponível aqui).

Projeto PANORAMA – Summer School “Acid Mine Drainage and REE contamination mitigation”

Decorreu na semana de 23 a 27 de maio de 2022 em Lisboa, o evento Summer School #1 “Acid Mine Drainage and REE Contamination Mitigation” no âmbito do Projeto PANORAMA “European training Network on Rare Earth elements environmental transfer: from rock to human”, financiado pelo programa-quadro Horizonte 2020 (H2020-MSCA-ITN-2019). O âmbito geral do projeto visa compreender os processos ambientais de especiação, transferência e ecotoxicidade dos elementos das terras raras no meio ambiente de forma a prever potenciais riscos da sua disseminação no meio ambiente, reunindo para o efeito um consórcio de 14 universidades, 4 parceiros privados e 15 bolseiros de doutoramento que realizam os seus trabalhos de investigação nesta área.

O evento organizado pelo Instituto Superior Técnico, contou com a colaboração das entidades parceiras EDM e Electrão. Nos dias 24 e 25 de maio, decorreu a visita às antigas áreas mineiras de São Domingos (Mértola) e Lousal (Grândola) e aos locais de interesse no âmbito das intervenções de recuperação ambiental realizadas pela EDM, onde são também desenvolvidas atividades de monitorização e caracterização pelos bolseiros.

Mais detalhes sobre o Projeto PANORAMA podem ser consultados aqui.

Irá decorrer no próximo dia 14 de julho de 2022, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos, em Rio Maior, a apresentação pública das II Jornadas Internacionais “Memórias do Carvão” sob o tema Memória, Património, Descarbonização.

Decorreu a 7 e 8 de julho de 2022 na mina da Urgeiriça, o 13º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, o qual contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas.

A organização foi levada a cabo pela EDM, com o apoio da DGEG, e das várias entidades presentes destaca-se a participação da Câmara Municipal de Nelas, Hunosa, CCDR Centro, APA, Fundo Ambiental, Antena 1, Universidade de Coimbra, ISCTE e a imprescindível participação e contributo dos 42 parceiros do Roteiro.

Foram debatidos e abordados, nos vários painéis do encontro, temas como O Complexo Mineiro da Urgeiriça hoje e o futuro da mina, e a Sustentabilidade de Territórios Mineiros, do ambiente à economia, com as comunidades locais.

Nos passados dias 13 a 15 de junho, a EDM participou na 90ª edição do Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) em Toronto, no Canadá.

Trata-se da maior convenção mundial de prospeção mineral e mineração, que junta governos, empresas, prestadores de serviços e organizações ligadas a este setor de atividade.

A EDM esteve presente com um espaço de promoção da empresa, das suas atividades e do país, quer de prospeção e pesquisa, quer de remediação ambiental. Neste sentido, foram estabelecidos contactos com várias entidades, no sentido de se promoverem sinergias nas áreas de atuação das empresas e trocas de experiências.

Esta edição do PDAC 2022 contou com a participação de 17.445 pessoas, entre investidores, executivos, geólogos, oficiais de governos e estudantes.

Entre 4 e 10 de abril de 2022, decorre mais uma SEMANA DOS PARCEIROS, onde as diversas atividades programadas pelos Parceiros ao longo de todo o território do continente, irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados, tais como:

Regista-se a inclusão no programa de 2022 de uma atividade da responsabilidade da EDM a realizar no dia 10 de abril na Mina da Urgeiriça (págs. 76 e 77 do Programa que está disponível aqui).

Vai ter lugar no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, no próximo dia 27 de Junho pelas 11:00h, a conferência “Valorização do Interior e Especificidades dos Territórios de Interesse Geológico e Mineiro“.

A Europa na minha região  é uma iniciativa da Comissão Europeia que permite divulgar e aumentar a visibilidade de projetos financiados pela UE e incentiva os cidadãos a descobrirem na zona onde vivem os projetos europeus e a partilhar as suas imagens e experiências através das redes sociais e com recurso ao hashtag #EUinmyRegion.

A EDM aderiu a esta iniciativa através da promoção de uma visita ao projeto de “Recuperação na Área Mineira de Aljustrel (3ª e 4ª Fases)”, com especial destaque para a reabilitação da antiga Galeria de Mina localizada por baixo da estrada de acesso ao Bairro de Vale d´Oca em Aljustrel, projeto que foi apoiado por Fundos da EU, mais concretamente pelo QREN 2007-2013 / POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território / Recuperação de Passivos Ambientais.

PROGRAMA – 29 DE MAIO DE 2019 – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALJUSTREL

11h00 – Abertura – Câmara Municipal de Aljustrel e Assembleia Municipal de Aljustrel

11h15 – “A Europa na minha Região” – POSEUR

12h00 – Visita à Galeria de Algares – EDM

Esta iniciativa pretende estabelecer uma interação participativa com a população em geral com especial enfoque nos mais jovens. Irá contar com a colaboração da Câmara Municipal de Aljustrel,  participação de várias entidades locais e várias turmas de alunos do Agrupamento de Escolas de Aljustrel. Durante o evento irá ser realizada uma apresentação dos objetivos e resultados do projeto cofinanciado por Fundos Europeus, seguido de uma visita à Galeria de Mina, em Algares, Aljustrel.

8 de setembro de 2018

CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE

14h30  Hotel Senhora do Castelo

14h35  Intervenção Presidente da Câmara de Mangualde

14h40  Intervenção Presidente EDM

Apresentação das Candidaturas de Recuperação Ambiental aprovadas pelo POSEUR, com passagem de filme:

– Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Quinta do Bispo – Fase 1 (Mangualde);

– Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Picoto (Nelas), Ribeira do Bôco (Gouveia) e Canto do Lagar (Gouveia);

– Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Mortórios (Mêda).

14h50  Encerramento Ministro da Economia

15h00  Saída para a Antiga Área Mineira de Quinta do Bispo

15h10  Chegada à Quinta do Bispo

– Visita à Antiga Área Mineira a recuperar (30min de visita);

– Descerramento da Placa de início da intervenção.

15h45  Saída para Gouveia

 

CÂMARA MUNICIPAL DE GOUVEIA

16h15  Chegada ao Castelejo

– Visita à Área Mineira do Castelejo recuperada;

– Descerramento da Placa de Inauguração pelo Ministro da Economia;

– Assinatura do Acordo de Parceria para a valorização do potencial cultural, turístico, geológico e mineiro dos territórios das antigas áreas mineiras abandonadas e recuperadas no âmbito do Contrato de Concessão entre o Estado e a EDM (CM de Gouveia, EDM).

17h00  Final

No dia 10 de julho de 2018, pelas 15h:00, realiza-se no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC (Lisboa) a palestra “A recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas: balanço de atuação e perspetivas futuras”, organizada pela CPGA/SPG e pelo LNEC no âmbito da Ciclo de Palestras Geotécnicas a Pensar no Ambiente da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental.

A palestra será proferida pelo Eng.º Edgar Carvalho da EDM.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para o email cpga.spg@lnec.pt

Mais informação aqui.

Skip to content