Projeto PANORAMA – Summer School “Acid Mine Drainage and REE contamination mitigation”

Decorreu na semana de 23 a 27 de maio de 2022 em Lisboa, o evento Summer School #1 “Acid Mine Drainage and REE Contamination Mitigation” no âmbito do Projeto PANORAMA “European training Network on Rare Earth elements environmental transfer: from rock to human”, financiado pelo programa-quadro Horizonte 2020 (H2020-MSCA-ITN-2019). O âmbito geral do projeto visa compreender os processos ambientais de especiação, transferência e ecotoxicidade dos elementos das terras raras no meio ambiente de forma a prever potenciais riscos da sua disseminação no meio ambiente, reunindo para o efeito um consórcio de 14 universidades, 4 parceiros privados e 15 bolseiros de doutoramento que realizam os seus trabalhos de investigação nesta área.

O evento organizado pelo Instituto Superior Técnico, contou com a colaboração das entidades parceiras EDM e Electrão. Nos dias 24 e 25 de maio, decorreu a visita às antigas áreas mineiras de São Domingos (Mértola) e Lousal (Grândola) e aos locais de interesse no âmbito das intervenções de recuperação ambiental realizadas pela EDM, onde são também desenvolvidas atividades de monitorização e caracterização pelos bolseiros.

Mais detalhes sobre o Projeto PANORAMA podem ser consultados aqui.

Irá decorrer no próximo dia 14 de julho de 2022, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos, em Rio Maior, a apresentação pública das II Jornadas Internacionais “Memórias do Carvão” sob o tema Memória, Património, Descarbonização.

Decorreu a 7 e 8 de julho de 2022 na mina da Urgeiriça, o 13º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, o qual contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas.

A organização foi levada a cabo pela EDM, com o apoio da DGEG, e das várias entidades presentes destaca-se a participação da Câmara Municipal de Nelas, Hunosa, CCDR Centro, APA, Fundo Ambiental, Antena 1, Universidade de Coimbra, ISCTE e a imprescindível participação e contributo dos 42 parceiros do Roteiro.

Foram debatidos e abordados, nos vários painéis do encontro, temas como O Complexo Mineiro da Urgeiriça hoje e o futuro da mina, e a Sustentabilidade de Territórios Mineiros, do ambiente à economia, com as comunidades locais.

Nos passados dias 13 a 15 de junho, a EDM participou na 90ª edição do Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) em Toronto, no Canadá.

Trata-se da maior convenção mundial de prospeção mineral e mineração, que junta governos, empresas, prestadores de serviços e organizações ligadas a este setor de atividade.

A EDM esteve presente com um espaço de promoção da empresa, das suas atividades e do país, quer de prospeção e pesquisa, quer de remediação ambiental. Neste sentido, foram estabelecidos contactos com várias entidades, no sentido de se promoverem sinergias nas áreas de atuação das empresas e trocas de experiências.

Esta edição do PDAC 2022 contou com a participação de 17.445 pessoas, entre investidores, executivos, geólogos, oficiais de governos e estudantes.

Entre 4 e 10 de abril de 2022, decorre mais uma SEMANA DOS PARCEIROS, onde as diversas atividades programadas pelos Parceiros ao longo de todo o território do continente, irão proporcionar experiências variadas e inéditas a todos os interessados, tais como:

Regista-se a inclusão no programa de 2022 de uma atividade da responsabilidade da EDM a realizar no dia 10 de abril na Mina da Urgeiriça (págs. 76 e 77 do Programa que está disponível aqui).

Vai ter lugar no Auditório Municipal de Ribeira de Pena, no próximo dia 27 de Junho pelas 11:00h, a conferência “Valorização do Interior e Especificidades dos Territórios de Interesse Geológico e Mineiro“.

A Europa na minha região  é uma iniciativa da Comissão Europeia que permite divulgar e aumentar a visibilidade de projetos financiados pela UE e incentiva os cidadãos a descobrirem na zona onde vivem os projetos europeus e a partilhar as suas imagens e experiências através das redes sociais e com recurso ao hashtag #EUinmyRegion.

A EDM aderiu a esta iniciativa através da promoção de uma visita ao projeto de “Recuperação na Área Mineira de Aljustrel (3ª e 4ª Fases)”, com especial destaque para a reabilitação da antiga Galeria de Mina localizada por baixo da estrada de acesso ao Bairro de Vale d´Oca em Aljustrel, projeto que foi apoiado por Fundos da EU, mais concretamente pelo QREN 2007-2013 / POVT – Programa Operacional Temático Valorização do Território / Recuperação de Passivos Ambientais.

PROGRAMA – 29 DE MAIO DE 2019 – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALJUSTREL

11h00 – Abertura – Câmara Municipal de Aljustrel e Assembleia Municipal de Aljustrel

11h15 – “A Europa na minha Região” – POSEUR

12h00 – Visita à Galeria de Algares – EDM

Esta iniciativa pretende estabelecer uma interação participativa com a população em geral com especial enfoque nos mais jovens. Irá contar com a colaboração da Câmara Municipal de Aljustrel,  participação de várias entidades locais e várias turmas de alunos do Agrupamento de Escolas de Aljustrel. Durante o evento irá ser realizada uma apresentação dos objetivos e resultados do projeto cofinanciado por Fundos Europeus, seguido de uma visita à Galeria de Mina, em Algares, Aljustrel.

8 de setembro de 2018

CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE

14h30  Hotel Senhora do Castelo

14h35  Intervenção Presidente da Câmara de Mangualde

14h40  Intervenção Presidente EDM

Apresentação das Candidaturas de Recuperação Ambiental aprovadas pelo POSEUR, com passagem de filme:

– Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Quinta do Bispo – Fase 1 (Mangualde);

– Recuperação Ambiental das Antigas Áreas Mineiras de Picoto (Nelas), Ribeira do Bôco (Gouveia) e Canto do Lagar (Gouveia);

– Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Mortórios (Mêda).

14h50  Encerramento Ministro da Economia

15h00  Saída para a Antiga Área Mineira de Quinta do Bispo

15h10  Chegada à Quinta do Bispo

– Visita à Antiga Área Mineira a recuperar (30min de visita);

– Descerramento da Placa de início da intervenção.

15h45  Saída para Gouveia

 

CÂMARA MUNICIPAL DE GOUVEIA

16h15  Chegada ao Castelejo

– Visita à Área Mineira do Castelejo recuperada;

– Descerramento da Placa de Inauguração pelo Ministro da Economia;

– Assinatura do Acordo de Parceria para a valorização do potencial cultural, turístico, geológico e mineiro dos territórios das antigas áreas mineiras abandonadas e recuperadas no âmbito do Contrato de Concessão entre o Estado e a EDM (CM de Gouveia, EDM).

17h00  Final

No dia 10 de julho de 2018, pelas 15h:00, realiza-se no Pequeno Auditório do Centro de Congressos do LNEC (Lisboa) a palestra “A recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas: balanço de atuação e perspetivas futuras”, organizada pela CPGA/SPG e pelo LNEC no âmbito da Ciclo de Palestras Geotécnicas a Pensar no Ambiente da Comissão Portuguesa de Geotecnia Ambiental.

A palestra será proferida pelo Eng.º Edgar Carvalho da EDM.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, para o email cpga.spg@lnec.pt

Mais informação aqui.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. estará presente na Green Business Week 2018, que decorrerá de 11 a 13 de abril no Centro de Congressos de Lisboa.

O evento deste ano estará focado no conceito das “Smart Cities” nos aspetos associados à eficiência, à mobilidade, às plataformas digitais, à sustentabilidade, à criação de oportunidades ligadas à investigação, à educação e criação de negócios. Será uma oportunidade para refletir sobre o futuro da organização das nossas cidades.

Integrada no espaço de divulgação das entidades tuteladas pelo Gabinete do Secretário de Estado da Energia, do Ministério da Economia, a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. foca a sua exposição na recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras abandonadas e na valorização dos recursos geológicos de forte potencial, em particular no LÍTIO, cuja crescente procura motivada pela sua utilização nas baterias justifica a prioridade do governo concretizada no lançamento de concursos específicos para as principais áreas disponíveis no país.

Decorrerá, no dia 12 de abril, das 14:30 às 17:30, a conferência Transformação Digital na Energia | As concessões de baixa tensão: oportunidades e desafios. Para além do registo através do convite, devem enviar email de confirmação para Nelson Lage.

Agenda já disponível aqui.

convite_gbw2018

A EDM está presente no PDAC 2018, onde tem um stand com presença institucional – Stand 2.136 no ESPAÇO INVESTORS EXCHANGE: Halls F e G –South Building.

A participação da EDM no PDAC 2018 visa 2 objetivos complementares:

  1. Por um lado, divulgar as atividades desenvolvidas pela EDM quer no domínio da reabilitação ambiental das antigas áreas mineiras degradadas no qual desenvolve ações pioneiras a nível internacional quer no domínio da prospeção e pesquisa de recursos minerais, em que tem alguns projetos em curso. A intenção é identificar parceiros ou investidores para eventuais consórcios (caso da Prospeção & Pesquisa) ou identificar oportunidades de prestação de serviços (caso da Reabilitação Ambiental);
  2. Por outro lado, promover o investimento no setor mineiro em Portugal com forte potencial, designadamente ao nível do LÍTIO, cuja procura cresceu exponencialmente devido à temática das baterias para carros elétricos e onde Portugal tem em curso a preparação de 12 concursos internacionais para atribuição de áreas para Prospeção & Pesquisa de modo a valorizar o grande potencial existente.

pdac2018_rollup

Clique aqui para ver maior

A EDM efetuou no Metallic Mining Hall (MMH) uma apresentação técnica com o tema “Environmental Rehabilitation of São Domingos Old Mining Area in the Iberian Pyrite Belt: a phased approach” na sessão “Técnicas Mineiras e Economia Circular” que teve lugar no dia 19 de outubro de 2017, no Palácio de Exposições e Congressos de Sevilha (FIBES).

Nesta sessão, o Eng.º Edgar Carvalho da EDM apresentou a estratégia de Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de São Domingos que integra seis fases de intervenção, das quais se encontram em curso as Fases 1 e 2, num investimento total de cerca de 7 milhões de euros a realizar entre 2015 e 2019.

Skip to content