12
Ago/24

“A pedra e a Batalha”, uma exposição sobre a importância da rocha

Notícias
| 12 Agosto de 2024

É no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, região Oeste, onde se pode ver a exposição “A pedra e a Batalha – da matéria à vida”.

Resultante do trabalho de investigação por especialistas das Grutas da Moeda, parceiro do Roteiro das Minas, e investigadores de Geologia, Arte e História conta também com a colaboração de técnicos do Museu da Batalha. A museologia está a cargo de Ana Mercedes Stoffel e a museografia de António Viana.

Nesta mostra, no Museu da Batalha, é possível ver a importância da rocha calcária, não apenas a nível regional, como a nível internacional. Elemento chave às transições comerciais de Portugal, a par de outras pedras ornamentais, o seu reconhecimento atravessa as fronteiras. Um recurso geológico identificado pela sua qualidade e características, e claro, pelo edificado que caracteriza a história do nosso país.

Nascido dos mares que há milhões de anos pautavam a paisagem do Oeste, na designada Bacia Lusitânica, o calcário é sinónimo de matéria, de vida, mas também de necessidade humana. Desde as habitações, aos utensílios do dia a dia, ainda é estranho à maioria da sociedade, associar a importância da rocha, até à sua saúde e alimentação. O carbonato de cálcio, presente em medicamentos e suplementos, que passam “despercebidos”, é o componente da rocha protagonista.

Ao mesmo tempo, esta exposição revela também os homens e mulheres que trabalharam e continuam a trabalhar a pedra, em comunhão e respeito pela identidade cultural. Com objetivo pleno em tornar mais próximo o conhecimento entre a população e a geodiversidade deste legado, exige-se também um maior cuidado, valorização e respeito por este património natural.

(Foto da exposição de Pedro Lourenço)

Skip to content