Grutas da Moeda, São Mamede, Fátima, onde o “poder” da água transforma a rocha calcária.
Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, é nas Grutas da Moeda onde também as lendas ganham vida.
Localizadas no concelho da Batalha, a 2 km de Fátima, foram descobertas em 1971, por dois caçadores quando perseguiam uma raposa que se refugiou num algar existente no meio do bosque.
Movidos pela curiosidade, entraram e percorrendo o seu interior aperceberam-se da sua beleza natural, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Apos três anos de muito trabalho, abriram ao público em 1974. Tendo uma extensão visitável de 350 metros e 45 m de profundidade, a temperatura no interior das galerias ronda os 18.º C, mantendo-se constante todo o ano.
Reza igualmente a lenda, partilhada na página oficial das Grutas, que terá sido “um homem abastado que ao passar por um bosque, em torno de um algar, foi assaltado por um bando de malfeitores que lhe tentaram saquear a bolsa de moedas que trazia à cintura”. Querendo aguçar a vontade de saber mais, podemos apenas revelar que o Algar da Moeda, um dos pontos mais inconfundíveis da visita, ganhou o nome porque certamente algumas moedas terão para lá caído – e mais não se partilha. É ir para conhecer!
Por sua vez, o Centro de Interpretação Cientifico–ambiental das Grutas da Moeda foi inaugurado em Dezembro de 2009, assumindo-se como um local de carácter informativo, didático e científico.
Consiste num espaço onde professores, alunos, e o público em geral, podem encontrar respostas às múltiplas questões relacionadas com as ciências da Terra, com acesso a equipamentos e exposições que facilitam o entendimento dos fenómenos geológicos e ambientais do Maciço Calcário Estremenho. Os visitantes têm ao seu dispor informação sobre os derivados do calcário e as diferentes aplicações na indústria do vidro, alimentação, cosmética farmácia, entre outras.
No local pode ainda ser observado a arte de trabalhar o calcário, tanto na sua forma artesanal como industrial e ainda uma exposição de fósseis de vários locais do mundo. Os fósseis têm uma extrema importância na medida em que fornecem informações importantes sobre a vida animal e vegetal de outrora, bem como, as alterações que sofreram as condições ambientais na Terra.
A visita guiada às grutas, tem a duração aproximada de uma hora e meia. Os bilhetes custam €8,50 por pessoa; as crianças entre os 5 e os 12 pagam €4,50 e até aos 4 anos a entrada é gratuita.
Uma tarde diferente para saber mais sobre o património geológico em Portugal.
Mais informações no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.
As Grutas da Moeda estão também em destaque na CNN Portugal, numa parceria com a Versa.
(texto originalmente publicado na Newsletter da Direção Geral da Energia e Geologia, em setembro de 2023)