Um salto até aos Açores, conhecendo um pouco do parceiro do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Bem-vindos ao Açores Geoparque Mundial da UNESCO!

O arquipélago dos Açores apresenta uma rica e vasta geodiversidade e um importante património geológico, composto por diversos locais de interesse científico, pedagógico e turístico.

Dado o carácter da Região, o Geoparque Açores assenta numa rede de geossítios, dispersos pelas nove ilhas e zona marinha envolvente, que garante a representatividade da geodiversidade que caracteriza o território açoriano e que traduz a sua história geológica e eruptiva.

Para além disso, o Geoparque Açores possui estratégias de conservação e promoção comuns, baseando-se numa estrutura de gestão descentralizada e com apoio essencial em todas as ilhas. Vulcões, caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, grutas e algares vulcânicos, fajãs, escarpas de falha e depósitos fossilíferos marinhos, entre tantos outros, são elementos caracterizadores do património geológico da Região.

A par deste património, existem no arquipélago outros valores patrimoniais de referência, como é o caso de uma rica biodiversidade e património arquitetónico, cultural, etnográfico e imaterial de inegável valor.

Para quem não está familiarizado com o termo, um Geoparque é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que possui um notável Património Geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

Tal como o exemplo dos Açores, um geoparque integra um número significativo de sítios de interesse geológico que, pelas suas peculiaridades ou raridade, apresentam valor (ou relevância) científico, educativo, cultural, económico, cénico ou estético, visando objetivos de: conservação, educação e desenvolvimento regional.

Venha, pois, conhecer os vulcões dos Açores e desfrute de uma erupção…de Sabores, Aromas e Experiências!

Saiba mais na página oficial do Roteiro das Minas, e na página do Geoparque Açores.

 

 

Apesar da chuva e ainda algum frio, a Mina da Urgeiriça recebeu várias visitas, durante maio.

A par da Universidade de Coimbra, pelo Departamento de Ciências da Terra, nos dias 2 e 16, a antiga área mineira, voltou a servir de palco e ponto de encontro ao Passeio de Veículos Clássicos, promovido pelo CLUBE DE CLÁSSICO DE MANGUALDE – AZURARA, no dia 12.

Já no dia 27 de maio, foi a vez dos alunos do Departamento de Minas da Universidade do Porto conhecerem a antiga área mineira, e a sua recuperação.

Em todos os grupos, foi amplamente visível o interesse pela área mineira, bem como pelo seu potencial de observação. Um espaço museológico que permite relembrar aquela que foi, a data altura, a mais importante Mina de Urânio da Europa e que, ao dia de hoje, serve como exemplo de boas-práticas para uma requalificação ambiental, passível de visitação e investigação.

Centro Ciência Viva de Estremoz, um ponto do Roteiro das Minas, em terra de pedreiras e mármores históricos

Entrada principal do Centro Ciência Viva de Estremoz

Um Centro Ciência Viva é um local onde a Ciência e a Tecnologia rompem as paredes dos laboratórios que normalmente os confinam, indo ao encontro dos seus visitantes. Um local onde é possível interagir com o que está exposto; tocar, experimentar, descobrir, são uma necessidade ao longo de toda a visita.

 

No Centro Ciência Viva de Estremoz descobre-se como funciona o local onde todos nós habitamos… a Terra; um planeta maravilhoso onde todos os fenómenos aparecem interligados. E, neste espaço, realçamos, por exemplo, a visita a uma pedreira de extração de mármores.

 

Os mármores em Estremoz são explorados desde os tempos romanos. Estes são um valioso património e recurso geológico para a região, sendo também vitais para a economia local. E aqui, pode-se observar e compreender como ocorre a extração do mármore, tal como o seu corte, e os impactos ambientais associados.

 

No Centro, poderá ainda visitar as exposições “Sistema Solar à escala 1:414 000 000” e “Terra um Planeta Dinâmico”.

Sala da exposição, Terra um Planeta Dinâmico, no Centro Ciência Vida de Estremoz

Sala da exposição “Terra um Planeta Dinâmico”

Simultaneamente, a colaboração com a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora (Laboratório de Investigação de Rochas Industriais e Ornamentais e Centro de Geofísica de Évora), é o garante da qualidade científica de todas as atividades propostas. Uma maior valia à região e um excelente apoio ao parceiro do Roteiro das Minas.

Mais informações em Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

 

(texto originalmente publicado na Newsletter da Direção Geral da Energia e Geologia, em agosto de 2023)

Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal,

Uma viagem à história de milhões de anos de Portugal

 

O nosso planeta, e, no caso especial, o nosso território nacional, continental e ilhas regionais autónomas, contam uma história de milhões de anos.

É essa memória, a geológica, que o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, pretende divulgar. Uma viagem desde os continentes mais antigos, às zonas que outrora formaram fundos oceânicos. Uma viagem entre o que estava escondido  e que hoje se revela para que todos o vejam. Do alto das montanhas, ao fundo da nossas minas, explicando com simplicidade, mas rigor científico, a importância de conservar o nosso geopatrimónio, a nossa geodiversidade.

E é esse também o objetivo da criação deste espaço, online, através da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA. Uma forma de partilha e destaque da temática. Mas também, uma forma de divulgar algumas das atividades que vão sendo realizadas pelos vários parceiros do Roteiro.

Desta forma, citando a descrição da página oficial, a “divulgação científica associada à geologia e minas, e o aproveitamento do potencial de desenvolvimento, nomeadamente turístico, que constituem os territórios associados às atividades extrativas são os principais objetivos deste projeto que vem sendo promovido desde 2009 pela Direção Geral de Energia e Geologia-DGEG, pela EDM e por mais de 40 Parceiros que se associaram para o efeito.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal pretende desta forma, dar visibilidade e destacar todo um conjunto de iniciativas, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a geologia e minas.

Estas ações, cuja responsabilidade compete exclusivamente às entidades participantes apresentam então um carácter lúdico, cultural, pedagógico e científico, podendo também ser desenvolvidas em minas abandonadas ou em exploração, museus, paisagens naturais relevantes, centros I&D, entre outros.”

Já o Guia de Serviços Educativos, organizado entre “recursos presenciais ” e “recursos não presenciais”, resulta na compilação das atividades propostas pelos diferentes parceiros, e visa dar contínua resposta às necessidades das escolas, para a organização de visitas ao território, bem como para organização de experiências formativas.

 

Capa dos Serviços Educativos do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, para 2023-2024
Serviços Educativos 2023-2024 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

 

Da nossa parte, equipa que colabora para que o Roteiro tenha continuidade, promovendo o território nacional e todas as ações que são mais valias às comunidades locais e regionais, dando-lhes voz, apenas agradecemos o vosso apoio e interesse.

Bem-vindos, uma vez mais, à nossa vasta história com milhões de anos.

 

Skip to content