A empreitada de remediação ambiental da antiga área mineira de Valdante, incluída na da Cunha Baixa, consistiu nas seguintes atividades principais:
- Desmatação da zona de intervenção;
- Regularização do acesso à área mineira e da área de implantação do depósito;
- Execução de sistema de drenagem provisório;
- Encaminhamento para a linha de água mais próxima da água contida no antigo céu aberto;
- Demolição parcial da vedação existente (apenas no comprimento necessário para a execução dos trabalhos de movimentação de terras nas adequadas condições de segurança e traficabilidade);
- Espalhamento e compactação dos materiais de escombreira e solos provenientes das acções de saneamento de acordo com os seus níveis radiométricos;
- Modelação final dos taludes para aumento da estabilidade e ajuste à morfologia local;
- Execução do sistema de cobertura do depósito;
- Construção do sistema de drenagem definitivo;
- Vedação do depósito;
- Integração paisagística das áreas intervencionadas, incluindo a beneficiação de caminhos, a substituição da vedação da corta, a implementação de um plano de sementeira e de plantações com recurso a espécies autóctones e a concretização do plano de sinalética.
Esta empreitada foi adjudicada à Empreigalde – Engenharia e Construção, S.A. por 3.749.095,91 € (incluindo Cunha Baixa) e teve a duração de 540 dias.
O investimento realizado foi co-financiado pelo Fundo de Coesão e permitiu resolver os passivos ambientais resultantes da exploração mineira neste local, trazendo benefícios para as populações locais, através da melhoria das condições atuais e utilização das áreas recuperadas para outros usos.