EDM presente na 69ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica
Realizada entre 15 e 19 de setembro, em Viena, Áustria, a Conferência Geral da AIEA acolheu os representantes dos Estados-Membros, incluindo a Missão Permanente de Portugal, bem como delegados internacionais, que observam a energia atómica como ponto de transição energética, de valor e potencial.
Em simultâneo, debateu-se a forma como se pode e deve gerir e lidar com este potencial natural, principalmente numa época em que os desafios geopolíticos e estratégicos estão na ordem do dia e em constante tensão.

A participação da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., fez-se com apresentações do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal, bem como na presença de várias reuniões realizadas.
A recuperação ambiental das antigas áreas mineiras dedicadas à exploração de rádio e urânio em Portugal, foi o foco principal, servindo, uma vez mais como exemplo a uma escala internacional. A EDM mostrou que o seu trabalho de descontaminação, recuperação e devolução dos espaços às comunidades locais, é um exemplo para os demais países.


Da mesma forma, Portugal continua a apostar na formação técnica nacional e internacional, recebendo grupos vários de empresas, instituições académicas e estatais, nomeadamente para fomentar as competências no que toca à investigação, segurança e proteção das comunidades e da saúde humana.
A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. esteve também presente nos eventos paralelos liderados pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente, que reforça o compromisso de Portugal em garantir uma utilização segura, sustentável e inovadora da energia nuclear.
