Figura 1. Localização dos dois setores principais (norte e sul) do depósito de sulfuretos maciços polimetálicos da Lagoa Salgada à esquerda. Amostras de testemunhos de sondagem que ilustram os vários tipos de mineralização presentes no setor norte (Gos – Gossan; tMS – Transition Massive Sulphide; pMS – Primary Massive Sulphide; str- Stringer) e no setor sul (A e B – Mineralização remobilizada e fissural que corta veios de quartzo tardios; C – Mineralização remobilizada e fissural que corta a estratificação com mineralização; D – Exemplo de Sulfuretos Semi Maciços)
O projeto da Lagoa Salgada, rege-se segundo o contrato de concessão de exploração de depósitos minerais metálicos de cobre, chumbo, zinco, ouro, prata, estanho, manganês, bário e pirites, com o nr. º de cadastro C-168. O depósito de sulfuretos maciços polimetálicos está subdividido em 2 setores principais, o setor norte, onde ocorrem sulfuretos maciços (mais enriquecido em zinco e chumbo), e o setor sul, com mineralização do tipo stockwork (mais enriquecido em cobre) (Figura 1). Ambos encontram-se ocultados por uma camada de sedimentos, datada do Cenozóico, que pode atingir 200 metros de espessura, que preservou um gossan que contém ouro, prata e estanho.

O mais recente Estudo de Viabilidade Económica e Financeira (2023) indica um total de Recursos minerais de 27,56 milhões de toneladas.
Tabela 1 – Estimativa de recursos minerais na Lagoa Salgada NI 43-101 (2023). Fonte: NI 43-101 Technical Report and DFS for the Lagoa Salgada Project (2023), Quadrante Engenharia

As Reservas minerais, presentes no mesmo Estudo, totalizam 14,6 milhões de toneladas, com 0,37% Cu e 1,84% Zn.
Tabela 2 – Estimativa de Recursos minerais na Lagoa Salgada NI 43-101 (2023). Fonte: NI 43-101 Technical Report and DFS for the Lagoa Salgada Project (2023), Quadrante Engenharia

Este projeto é detido pelo consórcio EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro & Redcorp, onde a EDM tem uma participação de 15% enquanto a Redcorp possui 85%. Por sua vez a Redcorp é detida 80 % pela Ascendant Resources Inc. e 20% pelo fundo de investimento Mineral & Financial Investments Ltd.. O contrato de consórcio entre as entidades, EDM e Redcorp, foi assinado em setembro de 2013. A empresa Ascendant Resources, com base em Toronto (Canadá), encontra-se focada no desenvolvimento do projeto mineiro da Lagoa Salgada, cujo objetivo é a extração subterrânea de minérios de cobre, chumbo, zinco, estanho, ouro e prata.
Em 2022, este projeto foi considerado projeto PIN (Projeto de Interesse Nacional), estatuto concedido pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), tornando-se o primeiro projeto mineiro a ganhar o estatuto em Portugal.