Localização
Sabugal (Concelho)
Investimento
2.699.573,90 €
2011 - 2013

Remediação Ambiental na Área Mineira de Pedreiros

Concluídos

A antiga área mineira de Pedreiros situa-se na freguesia de Sortelha, concelho de Sabugal e distrito da Guarda. Localiza-se muito perto da Bica, em região bastante acidentada, situando-se o jazigo a flanco de encosta a uma cota de cerca 610 m. Do ponto de vista habitacional, o local da mina é desértico. É uma zona contrastante, marcada pela pouca vegetação das zonas com maior altitude, com as zonas de vales das inúmeras linhas de água que as cortam, onde existem terrenos agrícolas.

Esta mina subterrânea teve duas fases de exploração: a primeira, exclusivamente para o Rádio entre os anos 1912(?) e 1922, e a segunda para Urânio decorreu de 1958 a 1961. Foi uma mina subterrânea com dois  poços de profundidade desconhecida e galerias com metragem também desconhecida mas não muito importantes dado o volume dos escombros. Na década de 50, a C.P.R. (Companhia Portuguesa de Rádio) teve um projeto de recuperar a mina e efetuou trabalhos de prospecção por sanjas e sondagens com resultados insatisfatórios, abandonando-se a concessão. Os poços apresentam-se tapados com laje de betão por forma a minimizar riscos na segurança.

A empreitada de remediação ambiental de Pedreiros, incluída na da Bica, Carrasca, Coitos e Vale d’Arca, consistiu nas seguintes atividades principais:

  • Remoção dos materiais de escombreira existentes e a sua deposição controlada no depósito da Bica;
  • Integração paisagística.

Esta empreitada foi adjudicada ao consórcio Socopul – Sociedade de Construções e Obras S.A. / MT3 – Engenharia e Obras, Lda. por 2.194.775,53 € e teve a duração de 540 dias.

O investimento realizado foi co-financiado pelo Fundo de Coesão e permitiu eliminar as fontes contaminantes do solo, através da remoção dos resíduos contaminados, melhorando significativamente a componente  paisagística do vale, com consequente acréscimo na qualidade de vida das populações adjacentes.

povt-qren-uev3
  • Escombreira de minérios pobres

  • Poço entulhado e casa abandonada

  • Remoção da escombreira para a Bica