Localização
Guarda (Concelho)
Investimento
3.159.628,58 €
2015 - 2015

Remediação Ambiental na Antiga Fábrica do Barracão

Concluídos

A Antiga Fábrica de Rádio do Barracão está localizada na freguesia de Santana da Azinha, concelho e distrito da Guarda.

Aqui foram tratados os minérios de elevados teores em urânio provenientes das minas em redor, fundamentalmente de caráter filoniano. Os minérios eram moídos, sendo os primários oxidados por ustulação. O ataque químico era efetuado com ácido sulfúrico em tanques de granito, após ao que se  recorria à precipitação e decantação do rádio com bário. O produto vendável era um concentrado de sulfato de bário e rádio. O urânio era desprezado e enviado para as linhas de água. Dada a fraca mobilidade do rádio mesmo em meio ácido, este permanecia na estrutura dos minerais, pelo que o rendimento era baixíssimo (< 25%). As escombreiras remanescentes eram de atividade alta, devido ao rádio e outros radionuclídeos de longa vida 230Th e 210Pb.

A empreitada de remediação ambiental da Antiga Fábrica de Rádio do Barracão, incluída na do Prado Velho e Ferro Velho, consistiu nas seguintes atividades principais:

  • Trabalhos prévios, incluindo a remoção de escombros de antigo edifícios e instalações industriais para o Prado Velho;
  • Remoção de materiais contaminados para o depósito confinado no Prado Velho;
  • Limpeza e remoção de solos subjacentes eventualmente contaminados para o depósito confinado no Prado Velho;
  • Recuperação paisagística.

Esta empreitada foi adjudicada à Oliveiras Empreiteiros, S.A. por 3.159.628,58 € (incluindo Prado Velho e Ferro Velho) e teve a duração de 238 dias.

O investimento realizado com esta intervenção foi co-financiado pelo Fundo de Coesão e permitiu atingir os objetivos propostos para estas antigas áreas mineiras, permitindo alcançar redução dos riscos de segurança, dos riscos ambientais e radiológicos e, simultaneamente, uma melhoria da paisagem envolvente, além da recuperação de áreas que antes se encontravam inutilizadas pela deposição de escombreiras associadas à atividade mineira, e que hoje poderão ser utilizadas para outros fins.

povt-qren-uev3
  • Ruínas da fábrica de rádio

  • Poço no interior da área industrial

  • Antigo edifício de habitação

  • Armazém em ruínas

  • Obras em curso