15
Set/17

Visita da Universidade de Freiberg à mina da Urgeiriça

Notícias
| 15 Setembro de 2017

Freiberg é uma antiga cidade mineira da Alemanha, localizada no centro da Saxónia, entre as cidades de Dresden e Chemnitz. Com uma população aproximada de 40.000 habitantes, dos quais 5.400 são estudantes, é a terra natal da mais antiga universidade dedicada às ciências mineiras (Freiberg University of Mining and Technology).

freiberg-vista640

Vista geral da cidade de Freiberg

freiberg-saudacao freiberg-ponte

Saudação mineira tradicional

Torre Donat e muro histórico da cidade

Um grupo de 13 finalistas do curso de Engenharia de Minas da Technische Universitat Bergakademie Freiberg, acompanhados por dois docentes, estiveram em Portugal no passado dia 9 de setembro e visitaram as instalações da antiga área mineira da Urgeiriça, onde ainda decorrem os trabalhos de recuperação ambiental.

O grupo, liderado pelo Prof. Dr. Helmut Mischo (Chair Underground Mining Methods and Scientific Director of the Research and Educational Mine of the Bergakademie Freiberg) visitou a área de Sta. Bárbara, com especial incidência no Malacate de Sta. Bárbara e respetiva “Casa do Guincho”. Em complemento, efetuaram uma pequena visita aos trabalhos da “Empreitada das obras de Descontaminação Química e Radiológica e Requalificação Ambiental da Área das Antigas Oficinas de Tratamento Químico e Edifícios do Antigo Perímetro Mineiro”, onde lhes foi apresentada a metodologia dos trabalhos e princípios orientadores da intervenção.

Em seguida, foi realizada uma visita ao sistema integrado de tratamento das águas de mina da área da Urgeiriça com passagem pelo sistema de tratamento passivo do “Poço 4”, visita e apresentação da intervenção realizada na “Barragem Velha” e conclusão com a visita à recente “Estação de Tratamento de Águas de Mina da Urgeiriça”.

Abaixo está a reportagem fotográfica desta visita.

stabarbara guincho

Área de Santa Bárbara

Casa do Guincho

barragemvelha etam

Barragem Velha

ETAM

simbolos

Símbolos cordialmente cedidos