23
Set/16

Requalificação Ambiental Orçada em 33 Milhões de Euros

Notícias
| 23 Setembro de 2016

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro conclui, a 23 de setembro, mais uma etapa da reabilitação ambiental da antiga mina de urânio de Urgeiriça, cuja exploração foi encerrada em 1999, com a abertura de uma moderna área de lazer e desporto destinada à população.

Este espaço foi cedido à Câmara de Nelas, a qual protocolou com a Freguesia de Canas de Senhorim, e, com a Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, os termos da sua abertura ao público, utilização e gestão, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Na mesma ocasião, o município de Nelas e a EDM, assinaram um ‘Acordo de Parceria’ com o objetivo de balizar toda a vasta cooperação atual e futura entre as duas entidades, no sentido de colocar ao serviço da comunidade local o património e as zonas recuperadas da antiga exploração mineira.

Inserido num dos maiores investimentos de recuperação ambiental jamais realizados em Portugal, o qual deverá, no final da obra, atingir cerca de 33 milhões de euros, o projeto de requalificação da mina da Urgeiriça conta com o apoio financeiro dos fundos estruturais europeus.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, no âmbito do “Estudo Diretor de Áreas de Minérios Radioativos”, estabeleceu um ‘Plano Diretor’ das ações e obras a desenvolver, de um modo faseado, com vista à recuperação ambiental desta área mineira, mediante um modelo concetual que assentou em princípios técnicos assumidos como adequados relativos às vertentes hidrológico-ambiental e radiológica.

Skip to content