04
Mar/16

Projeto UNEXMIN

Notícias
| 04 Março de 2016

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA participa no projeto UNEXMIN que tem como objetivo desenvolver três protótipos de robôs para a cartografia 3D e recolha de dados geológicos em explorações mineiras subterrâneas inundadas. Ímpares na tecnologia e na capacidade prospetiva, pretende-se que estes robôs totalmente autónomos recolham informação com um muito menor risco de segurança e com uma fiabilidade de dados que dificilmente se conseguiria com recurso apenas às técnicas tradicionais de mergulho humano.

Com um investimento de cinco milhões de euros, financiados pelo programa europeu de investigação Horizonte 2020, o projeto liderado pela Universidade de Miskolc, Hungria, conta ainda com a participação, em regime de consórcio, de mais 13 entidades, das quais três são portuguesas (EDM, INESCTEC e Geoplano) de seis países diferentes, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Eslovénia e Finlândia.

Os protótipos dos robôs em desenvolvimento deverão entrar em fase de testes já em março de 2018 e que se prolongará durante um ano. Primeiro na mina de Kaatiala (Finlândia), depois na mina da Urgeiriça (Portugal), seguindo-se a mina de Idrija (Eslovénia) e por fim a mina Deep Ecton (Reino Unido). A atividade mineira subterrânea na mina de urânio da Urgeiriça decorreu entre 1913 e 1973. As infra-estruturas compreendem seis poços verticais e as galerias subterrâneas estendem-se por 1600 m de comprimento em 18 diferentes níveis que atingem a profundidade de 500 m. Estas galerias estão acessíveis pelo Poço de Sta. Bárbara, com 400 m de profundidade, que servirá à realização dos testes com os robôs. A água encontra-se cerca de 10 m abaixo da superfície.

Este é um projeto de tecnologia de ponta ao serviço da indústria extrativa em toda a Europa. É um primeiro passo para o desenvolvimento de conhecimento de suporte a decisões estratégicas sustentadas quanto à reabertura de antigas minas que se encontram submersas.

Skip to content