03
Nov/06

Deslocação de Delegação da Comissão (UE)

Eventos
| 03 Novembro de 2006

Neste âmbito, a visita às minas da Urgeiriça nos dias 20 e 21 de Novembro teve como objectivo a apresentação e verificação das medidas de remediação e controlo das áreas mineiras dos radioactivos, merecendo o interesse e o reconhecimento das actuações que têm vindo a ser desenvolvidas e que a EDM se propõe concretizar até 2013.

Assumiu especial destaque, o controlo e monitorização em contínuo dos efluentes, a monitorização do ar e os projectos em curso, de que se destaca a importante obra de modelação e selagem da Barragem Velha de Rejeitados.

À sessão de apresentação, estiveram presentes as entidades convocadas para o efeito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, designadamente, os representantes do MCTES (ITN) e Ministério da Economia (DGGE, Direcção Regional Centro do MEI e INETI e EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, SA).

A Delegação expressou:

•O reconhecimento pelo esforço desenvolvido no planeamento das actuações previstas para as 61 áreas mineiras dos radioactivos;

•A perspectiva do regresso, dentro de um par de anos, para a verificação dos efeitos da sua implementação e resultados obtidos.

Skip to content