28
Mar/17

Investimento de 5,4 milhões na recuperação das antigas minas de Mondego Sul

Notícias
| 28 Março de 2017

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. apresentou, dia 25 de março, o projeto de recuperação das antigas minas de urânio de Mondego Sul, no distrito de Coimbra. A cerimónia, que foi presidida pelo Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, e o presidente da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., Rui Rodrigues.

O arranque da empreitada, que durará 11 meses, está programado para este ano, implicando um investimento total de 5,4 milhões de euros, cujo financiamento será realizado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), em 85% das despesas elegíveis (78% do total).

O modelo de intervenção, que envolve grande parte do distrito de Coimbra, contempla a vertente hidrológico-ambiental e radiológica, bem como o volume de resíduos a tratar, o grau de sensibilidade e profusão dos níveis aquíferos locais e massas de água superficiais, fatores climáticos, a localização e a proximidade das populações.

A concretização destes trabalhos assegurará a recuperação de uma área total de cerca de 21,5 hectares, assegurando-se o confinamento e selagem de cerca de 580 mil metros cúbicos de resíduos mineiros.

Durante a execução dos trabalhos continuarão a ser igualmente implementadas as atuais medidas necessárias para controlo e monitorização hidroquímica permanente das águas superficiais e profundas.

Será ainda assegurada a adequada recuperação e integração mineira paisagística de toda a área intervencionada.

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. salienta, desta forma, a qualidade das intervenções a efetuar e os decorrentes benefícios para as populações locais.

A área mineira a recuperar, que laborou a céu aberto entre 1987 e 1991, localiza-se junto à antiga foz da Ribeira de São Simão, atualmente integrada no regolfo da albufeira da Aguieira.

 

IMG_7272 IMG_7274 IMG_7321 IMG_7340 IMG_7363 IMG_7379 IMG_7386 IMG_7395 IMG_7399 IMG_7406

Skip to content