07
Jan/17

EDM Adjudica 1ª Fase das Obras de Recuperação das Minas de São Domingos

Notícias
| 07 Janeiro de 2017

A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. adjudicou à Conduril Engenharia, S.A., a 7 de janeiro, a primeira fase das obras de recuperação ambiental da antiga área mineira de São Domingos, no concelho de Mértola, por 2,3 milhões de euros.

As obras consistem na execução de uma bacia de retenção e de um sistema de canais na margem direita, para desvio de águas da contaminação lixiviante, proporcionando assim uma decisiva diminuição do volume de águas ácidas. A intervenção permitirá ainda uma redução de descargas poluentes, nomeadamente para a barragem do Chança.

Esta nova etapa do projeto surge na sequência do concurso público lançado, a 10 de setembro de 2016, numa cerimónia realizada na Mina de São Domingos com a presença do Secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

O arranque das obras deverá ocorrer durante a próxima primavera, após a concessão do visto ao referido contrato por parte do Tribunal de Contas.

A área mineira de São Domingos, desativada em 1966, foi objeto de exploração de cobre e enxofre para produção de ácido sulfúrico, bem como de produtos secundários como o chumbo, níquel, cobalto, prata, cádmio, arsénio antimónio e estanho.

A intervenção da EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro insere-se no âmbito do contrato de concessão que o Estado lhe outorgou, com exclusivo, para a recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas (DL 198-A/2001-6/7).