05
Jun/08

Conclusão da Recuperação Ambiental de Espinho

Notícias
| 05 Junho de 2008

A EDM procedeu, no dia 5 de Junho de 2008, à apresentação de mais uma obra no âmbito da Concessão para a Recuperação Ambiental de Áreas Mineiras Degradadas que lhe está atribuída.

Desta feita, tratou-se da Recuperação Ambiental da Antiga Área Mineira de Espinho, no concelho de Mangualde onde, entre 1988 e 1990, se desenvolveu actividade mineira associada à extracção de minério de urânio.

O Projecto de Reabilitação que envolveu 3,7 ha, correspondeu à limpeza de terrenos contaminados, à modelação e selagem da escombreira criada com materiais remanescentes da lavra e no desenvolvimento de um cuidado plano paisagístico que, aproveitando a antiga corta da mina, não só criou um aprazível lago de águas limpas, aproveitável para fins lúdicos como se constitui numa reserva de grande utilidade no ataque a incêndios.

O investimento total no projecto traduziu-se em 420.949,25 €, tendo beneficiado de apoios comunitários, por via do POA.

Os resultados obtidos e o aprazível ambiente criado pela intervenção produzida, conferem ao local excepcionais potencialidades para a criação de um parque de lazer para as populações da zona que poderão beneficiar, em condições modelares de uma área que, outrora, também contribuiu para a economia e desenvolvimento da zona.

A EDM e a Câmara Municipal de Mangualde irão celebrar, para o efeito, um protocolo.

Skip to content