Livro “A Herança das Minas Abandonadas”

capa_livro

No dia 5 de dezembro de 2011, realizou-se no Lousal a Sessão Pública de Apresentação do Livro “A Herança das Minas Abandonadas – O Enquadramento e a Actuação em Portugal”.

Esta publicação, de iniciativa da EDM em parceria com a DGEG, pretende assinalar os dez anos de trabalhos desenvolvidos no âmbito do contrato de concessão celebrado com o Estado Português, no quadro do regime jurídico da concessão do exercício da actividade de recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas, aprovado pelo Decreto-lei nº 198-A/2001 de 6/7/2001.

Este documento, iniciado pelo anterior Conselho de Administração presidido pelo Dr. Delfim de Carvalho, foi, entretanto, sob orientação do atual presidente, Dr. Rui Rodrigues, adaptado e complementado em articulação com o Engº Carlos Caxaria, Subdirector Geral da DGEG, face à oportunidade e objetivos que presidiram à sua divulgação, e envolve contributos dos Drs. David Richard e Caroline Digby da Post-Mining Aliance relacionados com a “visão geral do tema do Legado das Minas”, e do Engº Alfredo Franco centrados no “enquadramento da recuperação ambiental a nível internacional e europeu”, a quem deixamos o nosso reconhecimento formal.

O capítulo referente à “Situação em Portugal”, elaborado pelo Prof. Gaspar Nero membro do Conselho de Administração que, desde o início, coordenou a atividade da concessão, pretende dar a conhecer a actuação neste âmbito prosseguida pela EXMIN/EDM, evidenciando, de modo exemplificativo, alguns dos resultados obtidos nas múltiplas vertentes que a atividade contempla.

O planeamento e caminhos prosseguidos, a tecnicidade colocada nas soluções e sua concretização a par da gestão dos meios para o efeito disponibilizados, permitem prever que Portugal, dentro de poucos anos terá debelado um dos problemas ambientais de maior expressão existentes no seu território – o do legado mineiro, colocando-o na vanguarda dos países europeus que encetaram atuações neste domínio.

Nota: Em caso de dificuldade na visualização do livro, pode descarregá-lo aqui.